domingo, 31 de outubro de 2010

VÍDEO DA CAMPEÃ ANA MARCELA

Matéria do Esporte Espetacular sobre a morte de Fran Crippen


Vamos analisar alguns pontos dessa tragédia:

1) Se a organização da prova, não tomou todas as providencias exigidas pela FINA para uma prova de águas abertas, o erro está aí, mesmo que a organização tenha tomando todas as providencias exigidas, isso não garante que ninguém irá morrer na prova, mas não deixaria margem para acusações. Como o circuito é promovido pela FINA, é ela que têm que responder pelo ocorrido, a confederação do país e a federação do estado onde foi realizado a prova também entram no mérito.
2) A regra da FINA só se refere a baixas temperaturas, no caso só autoriza provas com água com temperatura de 16ºC (mínimo permitido), e não se refere a altas temperaturas, aqui erro da FINA.

Vamos relembrar outras situações, que já aconteceram esse ano no circuito da FINA e uma que aconteceu numa competição de natação aqui no Brasil:
1) O último dia do Pan-Pacífico de 2010, Poliana Olimoto desistiu durante a prova dos 10k em razão da baixa temperatura da água. Mesmo com bastante creme de proteção para o frio a nadadora do Corinthians sentiu-se mal logo no início da disputa e tentou seguir em diante, mas teve uma hipotermia e foi obrigada a sair da água. Poliana chegou a ser levada a um pronto-socorro próximo após deixar a prova. E outros maratonistas também passaram mal.
2) A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) demonstrou no dia 17 de julho de 2010, sua falta de organização e inresponsabilidade, em deixar a Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP) realizar e organizar um evento sem a mínima segurança para os nadadores. Sem a menor estrutura, a CBDA deixou que ao menos cinco adolescentes sofrerem sintomas de hipotermia durante o XXVII Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno – Troféu Dr. Ruben Dinard de Araújo, que acontece no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR). Os nadadores com sintomas de hipotermia, tiveram de ser atendidos por um médico de plantão ainda no ginásio de esportes da cidade, depois de detectado que estavam com a temperatura do corpo abaixo do normal. A temperatura no ginásio era de 7ºC.

TODO CUIDADO É POUCO EM ÁGUAS ABERTAS!

sábado, 30 de outubro de 2010

CONCURSO TOP BLOG 2010

OBRIGADO MAIS UMA VEZ, PELA EXPRESSIVA VOTAÇÃO NESSE CONCURSO, NOS COLOCANDO ENTRE OS 100 MELHORES BLOGS DO BRASIL.
AGORA VAMOS TENTAR CONSEGUIR FICAR ENTRE OS 30, CONTO COM OS VOTOS DE VOCÊS.
PARA VOTAR, CLIQUE NO SELO QUE APARECE NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO DO BLOG E SIGA OS PASSOS ATÉM O FINAL.

Minha Morte Nasceu...

REFLITA UM POUCO SOBRE A MORTE COM ESSE BELO POEMA DE MÁRIO QUITANA.

Minha Morte Nasceu...

Para Moysés Vellinho

Minha morte nasceu quando eu nasci...
Despertou, balbuciou, cresceu comigo...
E dançamos de roda ao luar amigo
Na pequenina rua em que vivi

Já não tem mais aquele jeito amigo
De rir que, aí de mim, também perdi
Mas inda agora a estou sentindo aqui,
Grave e boa, a escutar o que lhe digo:

Tu que és minha doce prometida,
Nem sei quando serão nossas bodas,
Se hoje mesmo... ou no fim de longa vida...

E as horas lá se vão, loucas ou tristes...
Mas é tão bom, em meio às horas todas,
Pensar em ti...saber que tu existes!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Travessia do Verão Poseidon "Não Compettiva" em Natal-RN

VERÃO POSEIDON
VIº EVENTO DE ÁGUAS ABERTAS NA PRAIA DE PONTA NEGRA
Evento: Travessia não competitiva - 3K
Dia: 28 de novembro de 2010
Horário: das 08h00min às 10h30min
Local: praia de Ponta Negra “Morro do Careca”, Natal-RN.
Percurso: 3K do Morro do Careca até Praia Azul Mar Hotel localizado na Via Costeira Largada: 08h30min
Estrutura no percurso: O percurso será sinalizado, como o ano passado, com boías.Terá salva-vidas do Corpo de Bombeiros em toda sua extensão com botes, bem como uma lancha da Capitania dos Portos para controle e interdição do tráfego de embarcações no local.
Inscrição: R$ 15,00
Brinde do maratonista: Uma touca em silicone alusiva ao evento. A touca funcionará também como comprovante da inscrição para entrar e aproveitar da cortesia do Praia Azul Mar Hotel para saborear das frutas oferecidas como das bebidas.
OBS: Será obrigatório o uso da touca durante o evento.
Local da inscrição: Ao pé do Morro do Careca a partir de sábado 30 de outubro das 07h30 às 10h30.Será possível fazer a inscrição: todas às terça, quinta e o fim de semana das 07h30 às 10h30, sempre ao pé do Morro do Careca ou na Pousada Mirante até o dia 27 de novembro.
O Projeto Poseidon passeio e pesca oceânica agradece o apoio:
- Praia Azul Mar Hotel
- Poupex
- FHE (Fundação Habitacional do Exército)
- Tomatino Pizzeria
- Pitú
- Federação de Triathlon do RN: www.esportesrn.com.br
- Centro di Cultura Italiana MadrelinguA
- Solto na Cidade – O Guia Cultural do RN

Para uma Ponta Negra que seja: praia de esporte e lazer, cultura e consciência ambiental!
O BLOG OFICIAL DAS ÁGUAS ABERTAS RECOMENDA ESTE EVENTO!

Percurso da prova (Morro do Careca ao fundo na enseada da praia de Ponta Negra)

Praia Azul Mar Hotel - local da chegada (Morro do Careca ao fundo)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ANA MARCELA CAMPEÃ DO CIRCUITO DA FINA DE 10K

CAMPEÃ de 2010 do FINA Marathon Swimming World Cup 10km
Uma das chegadas mais emocionantes do circuito deste ano
Ana Marcela termina o Circuito com um total de 12.400 dólares arrecadados nas provas mais a premiação final de 20 mil dólares dada pela FINA. Ou seja, valor total de 32.400 dólares.

Marcela em ação numa etapa do circuito da FINA

Depois de ser terceira colocada no Circuito da Copa do Mundo em 2008, Ana Marcela estava em segundo lugar na temporada passada quando ficou doente e não pôde nadar as duas últimas provas da temporada.
Aos 18 anos de idade, Ana Marcela é uma veterana no esporte. Desde 2006 já participa do Circuito Mundial e só não começou antes porque a FINA não autoriza a nadadores com menos de 14 anos em suas provas internacionais.
com um total de 12.400 dólares arrecadados nas provas mais a premiação final de 20 mil dólares dada pela FINA. Ou seja, valor total de 32.400 dólares.
Depois de ser terceira colocada no Circuito da Copa do Mundo em 2008, Ana Marcela estava em segundo lugar na temporada passada quando ficou doente e não pôde nadar as duas últimas provas da temporada.
Aos 18 anos de idade, Ana Marcela é uma veterana no esporte. Desde 2006 já participa do Circuito Mundial e só não começou antes porque a FINA não autoriza a nadadores com menos de 14 anos em suas provas internacionais.

Com os amigos do circuito: Odette S Massimi, Felipe Farias Alcantra, Samuel Menegon De Bona, Alejandra Lara, Allan Do Carmo e Ana Marcela Cunha

Allan do Carmo ficou em terceiro lugar ao final da temporada da Copa do Mundo. A terceira posição lhe dá uma premiação de 8 mil dólares. Além disso, Allan recebeu prêmios em dinheiro em cinco das oito provas que participou. No total. Allan levou 4.900 dólares pelas provas disputadas e somando a premiação geral termina o ano com 12.900 dólares.

Fonte: site Best Swimming

NOTA DE FALECIMENTO

Siga em paz amante das águas abertas

O nadador Fran Crippen morreu no sábado em decorrência de uma parada cardíaca durante a última etapa da Copa do Mundo de maratona aquática, afirmou um jornal dos Emirados Árabes Unidos, onde ocorreu a prova. O norte-americano havia vencido a prova da modalidade nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007.
A informação foi divulgada pelo jornal Al-Ittihad, citando declaração de Ibrahim Mohammed, responsável pelo Clube Náutico de Fujairah. A Federação Internacional de Natação (Fina) havia afirmado no último sábado, após o ocorrido, que abriria uma investigação para determinar a causa da morte do nadador de 26 anos.
Companheiros de prova afirmaram que notaram sinais de cansaço em Crippen na terceira das cinco voltas do circuito de 10 quilômetros da etapa da Copa do Mundo. Outro nadador, Alex Meyer, apontou a ausência do norte-americano ao final da prova e os organizadores decidiram dar início às buscas.
Uma equipe de mergulhadores começou a busca abaixo do mar, que foi concluída duas horas mais tarde, quando o corpo de Crippen foi encontrado boiando sem vida. Muitos nadadores haviam se queixado da alta tempperatura da água durante a prova, que estava em torno dos 30 graus.
Bronze na prova dos cinco quilômetros no Mundial de águas abertas em Roberval, no Canadá, Crippen ocupava a segunda posição do ranking da Fina e queria se tornar o primeiro norte-americano a conquistar uma medalha olímpica na modalidade. Ele já havia conquistado o ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007 (conforme foto acima). Até 2006, o nadador competia em piscinas, sendo duas vezes campeão nacional nos 800m estilo livre.
Fonte: site do Uol Esportes

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Globo Repórter: devemos fazer 30 minutos de exercícios por dia

Especialista dá dicas: devemos fazer 30 minutos de exercícios por dia.
Confira o vídeo da matéria abaixo.

domingo, 17 de outubro de 2010

LADO B LADO A

COMO SABEM, TUDO NA VIDA TÊM SEU LADO NEGATIVO E POSITIVO, ENTÃO CONFIRA AGORA AS BELAS FOTOS E O VÍDEO ABAIXO DO LADO BOM DO KITE SURF:

Lembra dessa pipa aí, foi com ela que me machuquei

Olha ela aí de novo, mas ela não têm culpa kkkkk
Velejar ou surfar no fim de tarde é tudo de bom Ah Taíba...
Nós vamos invadir sua praia Sempre faça uma oração quando se deparar com esse momento viu
Orando e agradecendo por tudo
Pousada DoroMari, Taíba-Ceará

LADO BOM COM AMIGOS FERAS DO KITE SURF

O GUERREIRO TÁ FERIDO DE NOVO! MAS NÃO ESTÁ MORTO!

Nadar no mar, em lagoas, enfim em águas abertas, é tudo de bom, mas o kite surf também está fazendo parte da minha vida. Mas acidentes não acontece nadando, já fazendo kite... Confira as imagens e vídeos abaixo:
Local do acidente: Município de São Gonçalo do Amarante - Praia da Taíba (75km de Fortaleza). Exatamente na lagoa da Taíba;
Como aconteceu: Praticando Kite Surf, após um salto;
Diagnóstico: Tíbia quebrada;
Tratamento: Usar gesso por 40 dias + não pisar no chão por 10 dias + deixar a perna sempre alta quando estiver deitado, quando sentado, deixar na altura do quadril + tomar antiinflaátório de 12 em 12 horas;
Dispensa do trabalho: 15 dias;
Após retirada do gesso: 10 sessões de fisioterapia no tornozelo + fortalecimento muscular;
Previsão de retorno nos esportes: final da primeira semana de dezembro.

Enchendo a pipa (ou vela)Montando o materialDo mar para a lagoa da TaíbaVamos nessa?!
Vamos... Isso velocidade...
Vêlô...
Vamos nessa de novo
Uma rasgada
Entrando pela tarde
Fim de mais uma "session" na lagoa da Taíba
Com o amigo Beto, um dos melhores kitesurfistas do Ceará
Testando uma pipa maior

O primeiro acidente a gente não esquece
Muita dor viu
Fratura da tíbia
Outro ângulo

PODERIA TER SIDO PIOR, CONFIRA ESSES VÍDEOS, MAS CONFIRA MESMO:


Tíbia quebrada

Vários acidentes

sábado, 16 de outubro de 2010

Em breve mais fotos da Travessia dos MMM


Informaçoes enviadas do nosso amigo Assis Bezerra.
Aconteceu ontem (dia 16) a XIV Travessia dos MMM (Meninos e Meninas do Mar) aqui em Fortaleza-CE.
Na foto acima a turma dos MMM, que saiu às 6h para participar da , antes já havia saído a turma dos madrugadores das 5h.
A travessia contou com a participação de 35 maratonistas.
Após a travessia comemoramos com um divertido café-da-manhã, no Marina Park Hotel, onde premiamos todos os participantes e homenageamos com um trofeu especial a nadadora MMM DENISE NÓBREGA que está indo embora para Alemanha.
Em breve mais fotos.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Marcela e Allan no Circuito de 10k da FINA



Durante a 7ª etapa do circuito da FINA realizada em Cancún- México, a vitória no feminino foi de Ana Marcela fazendo os 10k em 2h17min e o sexto lugar no masculino ficou com Allan do Carmo, que concluiu em 02h08min, após essa etapa o circuito apresenta os dados abaixo, confiram:

Etapas do FINA 10km World Cup:

ANA MARCELA
1ª - Santos, Brasil 1o Lugar
2ª - Viedma, Argentina 4o Lugar
3ª - Setúbal, Portugal 2o Lugar
4ª - Lac St. Jean, Canadá 3o Lugar
5ª- Shantou, China 9o 13o Lugar
6ª- Hong Kong, Hong Kong 4o Lugar
7ª - Cancún, México 1o Lugar

ALLAN DO CARMO
1ª - Santos, Brasil 3o Lugar
2ª - Viedma, Argentina 5o Lugar
3ª - Setúbal, Portugal 14o Lugar
4ª - Lac St. Jean, Canadá 6o Lugar
5ª- Shantou, China 13o Lugar
6ª- Hong Kong, Hong Kong 7o Lugar
7ª - Cancún, México 6o Lugar

Ranking atual até o presente momento:
Feminino
1o Ana Marcela Cunha (Brasil) 106 pontos
2º Angela Maurer (Alemanha) 96 pontos
3º Eva Fabian (Estados Unidos) 74 pontos

Masculino
1º Chad Ho (Africa do Sul) 112 pontos
2º Francis Crippen (Estados Unidos) 94 pontos
3º Allan do Carmo (Brasil) 60 pontos

A última etapa do circuito será em Sharjah-União dos Emirados Árabes, e esse ano a pontuação da última etapa é dobrada e isso dá um pouco mais de emoção na disputa.
O BLOG E TODA COMUNIDADE DAS ÁGUAS ABERTAS ESTARÃO NA TORCIDA PELOS BRASILEIROS.
FORÇA BRASIL!!!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ESTAMOS ENTRE OS 100 MELHORES BLOGS DO BRASIL!!!

O NOSSO BLOG ESTÁ DE PARABÉNS!
ISSO SE DEVE, A GRANDE VOTAÇÃO QUE RECEBEMOS, E QUE NOS COLOCOU NO 2° TURNO DA ELEIÇÃO DO CONCURSO TOP BLOG 2010. OBRIGADO MESMO E VAMOS AO 2° TURNO!
CONTO COM VOCÊS MAIS UMA VEZ...



sábado, 9 de outubro de 2010

TRAVESSIA EM PIPA-RN

O cerarense Assis Bezerra do Grupo MMM (Meninos e Meninas do Mar) será o representante do Ceará na Travessia durante o Festival Gastronômico da Pipa-RN.
Local da Travessia: praia central da Pipa
Dia: 23/10/2010
Concentração: 8h no bar Cazarão em Pipa
Saída: 9h45min
Percurso da travessia: 4km em formato oval
Segurança: Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros Militar, kaiakes e pranchas de surf e ambulância
Maré: 4h17min 2.2 e 10h 0.6
Forma de inscrição: depósito bancário Ag 1533-4 C/C 30213-9 Banco do Brasil
Taxa: R$ 20,00 (vinte reais) Prazo: até 17/10/2010
Internet pelo E:mail radharon@yahoo.com.br
Exigência: atestado médico
Responsável pelo evento: Ronaldo de Araujo Freire – CREF 0549/10RN (84) 9970-8330
OBS: Os participantes nascidos a partir de 1993 é obrigatória a assinatura de pessoa responsável.

Local da largada e chegada da travessia Enseada dos Golfinhos

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MAIORES ESCLARECIMENTOS

Eu gostaria de tecer alguns comentários e esclarecimentos sobre o local que seria realizado a nossa 4ª etapa do Circuito Cearense de M. A. – II Travessia Netuno 5km.
Recebi alguns emails e comentários no blog (que não os publiquei, porque quem o fez não se identificou), eu e a Diretoria da FCDA jamais iríamos colocar uma prova sem antes fazermos um estudo prévio do local, levando em conta todas as questões, segurança do maratonista durante a prova, balneabilidade do local etc. Por isso indico que acompanhem o site da SEMACE (www.semace.ce.gov.br/servicos/praias), semanalmente para verificarem a balneabilidade de nossas praias.
Ao entrar no site, vá no menu do lado esquerdo do site e coloque o mouse em “Serviços On-line”, em seguida clique em “Monitoramento de praias”, aí você verá todo o litoral da nossa cidade, mostrando a balneabilidade de nossas praias (confira imagem abaixo). Se quiser, também visualize no formato “pdf” o Boletim de Índice de Praias Próprias e Impróprias Para Banho no Município de Fortaleza/CE, basta clicar na frase “Visualizar Boletim”, localizado bem abaixo da imagem do litoral de Fortaleza.

Balneabilidade das praias de Fortaleza
Acompanho esses boletins durante todo o ano, antes de realizarmos nossas provas e não foi diferente dessa vez, a praia da Estátua de Iracema, onde seria feita a largada e a chegada da II Travessia Netuno 5km sempre se encontrava como Própria para banho, assim como as suas duas vizinhas, as praias do Mucuripe e Volta da Jurema (quando você estiver no site, coloque o mouse em cima do “x” na imagem você verá o nome da praia).
O canal que deságua próximo ao local que seria dada a largada e chegada, não é de esgoto como muitos maratonistas falam, e sim faz parte da Bacia Hirdrográfica do Riacho Maceió, que tem sua nascente, nas imediações,da Av. Julio Abreu (Av. Dom Luiz) até a sua foz, junto a Avenida Beira Mar (na praia da Estátua de Iracema), onde possivelmente um dia, será construído três edifícios residenciais (conforme fotomontagem abaixo), onde além de preservar o Riacho, a operação ainda reurbanizará e valorizará a área com parque público.
Fotomontagem dos edifícios do projeto Riacho Maceió
Aréa real até o presente momento
A Prefeitura de Fortaleza começou a analisar os aspectos técnicos do chamado projeto Riacho Maceió esse ano. Foram de dez anos de muita polêmica, a Operação Urbana Consorciada Parque Foz do Riacho Maceió (confira imagem abaixo), poderá sair do papel e virar realidade. O projeto envolve a recuperação do Riacho Maceió, parque e via pública de caráter paisagístico (área pública) e mais a construção de três edifícios (privada) num total de 26.690,31 metros quadrados (confira imagem abaixo)e investimento de R$ 200 milhões. Somente para a parte pública serão R$ 70 milhões. Para isso, a Prefeitura de Fortaleza deverá encaminhar proposta para a avaliação e votação dos vereadores.
Imagem da Operação Urbana Consorciada Parque Foz do Riacho Maceió
Se vai ser bom para a preservação do riacho eu não sei, se será construído conforme as Leis de preservação ao meio ambiente eu também não sei, mas existem os órgãos competentes para verificarem isso:
- IPLAM/ Instituto de Planejamento Municipal;
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) (SER) II;
- Distrito de Meio Ambiente e Controle Urbano da Secretaria Executiva Regional (SER) II;
- Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece);
- SEMACE - Superintendência Estadual do Meio Ambiente.
Eu como Educador Físico, ex-atleta competidor de natação, provas de águas abertas e triathlon; também com curso de mergulho, praticante de surf, stand up paddle race e wave e kite surfe, enfim a água e o mar em especial, fazem parte da minha vida, portanto jamais indicaria um local impróprio para os maratonistas. Sei que temos problemas de poluição e agressão ao meio ambiente na nossa cidade, e inclusive nesse riacho Maceió, mas nunca tive intenção de colocar maratonistas em local impróprio para banho.
Eu e todos da FCDA gostaríamos de valorizar o ambiente marinho e refletir sobre a preservação das nossas Praias, de repente poderíamos nos organizar e em um grupo de amantes das águas abertas e fazermos solicitações aos órgãos públicos, no tocante de melhoramentos das condições de nossas praias etc, poderíamos ser guardiões da orla de Fortaleza etc.
Fico por aqui e me disperso com a frase usada pelos nossos amigos do estado vizinho (Rio Grande do Norte) "Vida longa aos amantes das águas".