domingo, 31 de outubro de 2010

Matéria do Esporte Espetacular sobre a morte de Fran Crippen


Vamos analisar alguns pontos dessa tragédia:

1) Se a organização da prova, não tomou todas as providencias exigidas pela FINA para uma prova de águas abertas, o erro está aí, mesmo que a organização tenha tomando todas as providencias exigidas, isso não garante que ninguém irá morrer na prova, mas não deixaria margem para acusações. Como o circuito é promovido pela FINA, é ela que têm que responder pelo ocorrido, a confederação do país e a federação do estado onde foi realizado a prova também entram no mérito.
2) A regra da FINA só se refere a baixas temperaturas, no caso só autoriza provas com água com temperatura de 16ºC (mínimo permitido), e não se refere a altas temperaturas, aqui erro da FINA.

Vamos relembrar outras situações, que já aconteceram esse ano no circuito da FINA e uma que aconteceu numa competição de natação aqui no Brasil:
1) O último dia do Pan-Pacífico de 2010, Poliana Olimoto desistiu durante a prova dos 10k em razão da baixa temperatura da água. Mesmo com bastante creme de proteção para o frio a nadadora do Corinthians sentiu-se mal logo no início da disputa e tentou seguir em diante, mas teve uma hipotermia e foi obrigada a sair da água. Poliana chegou a ser levada a um pronto-socorro próximo após deixar a prova. E outros maratonistas também passaram mal.
2) A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) demonstrou no dia 17 de julho de 2010, sua falta de organização e inresponsabilidade, em deixar a Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP) realizar e organizar um evento sem a mínima segurança para os nadadores. Sem a menor estrutura, a CBDA deixou que ao menos cinco adolescentes sofrerem sintomas de hipotermia durante o XXVII Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno – Troféu Dr. Ruben Dinard de Araújo, que acontece no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR). Os nadadores com sintomas de hipotermia, tiveram de ser atendidos por um médico de plantão ainda no ginásio de esportes da cidade, depois de detectado que estavam com a temperatura do corpo abaixo do normal. A temperatura no ginásio era de 7ºC.

TODO CUIDADO É POUCO EM ÁGUAS ABERTAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário