quarta-feira, 14 de setembro de 2011

QUE TAL UMA TRAVESSIA NO MAR MORTO

Para quem não sabe nadar, entrar na água do mar ou na piscina é sempre complicado. Mas existe um mar em que nada afunda, de tanto sal que existe em sua água. Esse mar banha as costas de Israel, Jordânia e Cisjordânia países do oriente, e se chama Mar Morto. Porque o excesso de sal nas suas águas torna a vida praticamente impossível por ali, não tem peixe, alga ou camarão que consiga viver ali dentro, com exceção da bactéria Haloarcula marismortui, que consegue filtrar os sais e sobreviver nesse cemitério marítimo, todos os organismos que chegam ao mar Morto morrem rapidamente. Mas, na verdade, não é um mar: é um grande lago, onde deságua o rio Jordão. Nele ninguém consegue afundar, tudo bóia, sua água é a mais salgada do mundo graças à alta concentração de sal, que o torna muito mais denso do que o corpo humano. Os oceanos têm uma média de 35 gramas de sal por litro de água, enquanto o mar Morto tem quase 300 gramas. Isso se deve basicamente a sua localização - na divisa entre Israel e Jordânia. A região é quente e seca, o que acelera a evaporação e impede a reposição da água pela chuva - em um ano chove tanto quanto um dia chuvoso em São Paulo.
Outra característica curiosa, é que ele está cerca de 392-400 metros abaixo do nível do mar, e é o ponto mais baixo de toda a superfície do planeta. De tão grande, parece mesmo um mar: tem 85 quilômetos de comprimento e 17 quilômetros de largura.
 É preciso muito cuidado para não abrir os olhos embaixo d’água, pois o sal queima as partes mais delicadas do corpo. Tomar sol depois de sair do Mar Morto pode causar queimaduras na pele. Quem toma banho ali tem que sair da água e tomar uma ducha de água doce pra tirar o sal do corpo. A lama que existe no fundo faz muito bem para a pele e tem propriedades medicinais.

O ator Rodrigo Hilbert curtiu o Mar Morto em 2009, quando participou das primeiras gravações da novela “Viver a Vida”
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário