sábado, 11 de fevereiro de 2012

Travessia #MangueFazADiferença

Parte dos nadadores de águas abertas
Parte dos supistas
Foi um sucesso a Travessia de Natação em Águas Abertas & Stand Up Paddle
Mobilização Nacional Manifesto #MangueFazADiferença, realizada hoje em Fortaleza-CE.
O evento contou com cerca de 35 nadadores de águas abertas e 16 supistas (praticantes de stand up paddle).
EM BREVE MAIS FOTOS.
COMO NASCEU A IDÉIA DESSA TRAVESSIA:
Conheci a Ana Carolina - Carol pela internet, a mesma é sobre a Mobilização Nacional Manifesto #MangueFazADiferença, e a luta contra as mudancas do Novo Código Florestal, onde o Congresso Nacional o modificou, obviamente para pior, como se era de se esperar num país como o nosso. Agora só resta a nossa Presidenta Dilma vetar tal modificacao. Ele me convidou para o protesto no dia 9 (quarta-feira) no Centro Urbano de Cultura Arte Ciência Coordenadora do Programa de Mamíferos Marinhos Projeto Manatí Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos - AQUASIS SESC Iparana, pela sua pesquisa de doutorado sobre a populacao dos Botos Tucuxis aqui do litoral de Fortaleza. Aí ela me apresentou pela internet o Juaci Araújo, um Biólogo, Educador Ambiental e Educador de Capoeira, que atua na Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – AQUASIS, como coordenador de Projetos de Educação Ambiental. O mesmo me falou e Esporte (Cuca) Che Guevara, na Barra do Ceará, mas infelizmenmte eu nao podia comparecer devido aos compromissos profissionais, mas de cara dei a sugestao de uma travessia com atletas de natacao em águas abertas e supistas, e gostou muito da idéia. Entao, sugeri uma programacao para o dia 11 (sábado) e ele concordou com tudo e oficializamos tudo e fomos para a divulgacao na rede mundial de computadores, e fiz o chamado no Blog Oficial das Águas Abertas, no Grupo do Facebook Clube Águas Abertas e no Grupo do Facebook SUP Clube Ceará etc E deu no que deu, SUCESSO TOTAL!!!Antes de entrarmos no mar tivemos o incentivo e animacao dos “Tambores do Manguezal”, formados por criancas e adolescentes do Projeto da Brigada da Natureza, comandado pelo Juaci. Após a largada da travessia eles nos acompanharam por uma caminhada pelas praias da orla até a nossa chegada no aterro da Praia de Iracema, ao lado do espigão da Av. Rui Barbosa.
A travessia teve a participacao e representantes das seguintes entidades:
FCDA - Federacao Cearense de Desportos Aquáticos
ACEMN - Associacao Cearense Master de Natacao
CAA - Clube Águas Abertas
MMM - Meninos e Meninas do Mar
K1 Sports
DEZZ - Design Estratégico
ASUP-CE - Associacao de Stand Up Paddle do Ceará
SUP Clube do Ceará
Blog Oficial das Águas Abertas
Triatletas do Projeto do Prof. Deyvis


ENTENDA MAIS SOBRE O MANIFESTO:
A campanha tem coordenação nacional da Fundação SOS Mata Atlântica. Em Fortaleza, a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) é responsável pelo manifesto em parceria com 18 instituições que lutam pelos direitos dos “povos do mar”.
De acordo com a engenheira de pesca Soraya Tupinambá, o mangue é um dos mais importantes ecossistemas. “Os manguezais são berçários da vida marinha, neles se reproduzem 70% das espécies comercializáveis”, explicou. Segundo ela, a vegetação da zona costeira é uma das mais significativas que o Ceará possui.
Além disso, os manguezais dissipam as águas das enchentes e protegem da erosão marinha. Soraya disse que o País se destaca na agropecuária, mas isso implica diretamente no desmatamento. “Esse tipo de desenvolvimento gera vulnerabilidade e subordinação. Estamos crescendo às custas do patrimônio ambiental”.
O novo Código Florestal está previsto para ser votado em março e, caso seja aprovado, seguirá para sansão da presidente Dilma Rousseff. Dentre as mudanças, o texto propõe anistia às ocupações irregulares em manguezais ocorridas até julho de 2008 e permite novas ocupações, sendo 35% em manguezais da Mata Atlântica e 10% na Amazônia. Um dos argumentos é a expansão do agronegócio e geração de emprego e renda para as famílias locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário