sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SAIU NO MANOBRA RADICAL DO DIÁRIO DO NORDESTE: Nadar no mar é radical!

Renato Lima (DEZZ Design) em perfeita harmonia com a logo do
Clube Águas Abertas. Foto-Prof. Clayton

A assessoria esportiva, CLUBE ÁGUAS ABERTAS, dos professores Clayton Rodrigues e Rossman Cavalcante fez um treino, esse fim de semana, com seus atletas e amigos.

Contaram, na ocasião, com a presença de um Guarda-Vidas e três pranchas de Stand Up Paddle, por terem a convicção de que a  segurança é imprescindível na prática esportiva. E quando o esporte em questão é Maratonas Aquáticas, que une natureza, diversão e superação, a segurança é ainda mais necessária. Não descuidaram um só minuto.

Do cloro para o sal-Getúlio mostra que está em casa.
Foto-Clayton Rodrigues
E para quem não conhece e/ou tem curiosidade sobre Maratonas Aquáticas, aí vão algumas informações sobre:

A primeira observação desse esporte olímpico, também conhecido como Natação em Águas Abertas, é que não se faz uso de equipamentos e acessórios para se percorrer certa distância, como acontece nos outros esportes praticados no mar.

Aqui, meus amigos, o “motor” não é uma vela, uma prancha e nem um remo, e sim o próprio corpo.
As outras observações são que não se enxerga o fundo como se estivéssemos em uma piscina, pois em muitos lugares a água é turva e, mesmo se limpa fosse, não temos a marcação das raias no fundo, como nas piscinas.

Outra colocação relevante é que não existe uma borda para se apoiar e nem podemos ficar em pé. Aqui é preciso ter domínio aquático. Enfrentamos correntezas, vento, variações de maré e, em alguns lugares, águas muito geladas.

São muitas as surpresas e sensações: o gosto do sal na boca, a imensidão azul de águas que nos abraça, alguns encontros (in)desejados com águas-vivas e a tensão de encontrar algum habitante dos oceanos, que não é bom nem citar. (risos). Uma mistura de liberdade e limitações que nos encanta e nos ensina a conviver em harmonia com a natureza e viver melhor.

O que vocês estão esperando para desfrutarem dos benefícios já vastamente conhecidos da natação em águas abertas?

Além de todas as vantagens já conhecidas que este esporte nos proporciona, você ainda pode participar das provas oficiais.

Vamos ao mar, meus caros!

Maiores informações www.clubeaguasabertas.com.br

O mar não é um obstáculo. O mar é um caminho. Amyr Klink 

Colaboração: Érica Fernandes

Carol Gladstone mostra velocidade e chega na frente.
Foto-Clayton Rodrigues
Marcelo Gentil treinou forte e chegou na frente.
Foto-Clayton Rodrigues

Aquecimento antes de entrar no mar.
Foto-Clayton Rodrigues

A segurança do treino também teve a presença de três SUPistas.
Foto-Clayton Rodrigues

Respiração frontal da atleta Mônica Menescal.
Foto-Clayton Rodrigues

Fonte: Blog Manobra Radical do Jornal Diário do Nordeste

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria, pena que aqui em recife os locais são limitados ou melhor não existe, temos que praticar em praias distante da capital por exemplo na praia de Gaibu, tem nadadores que praticam em Olinda numa parte onde o mar é represado por um arrecife artificial, mas que nada impede do tubarão passar :D.

    Abraço!

    Bruno Cavalcanti (Alves)

    ResponderExcluir