segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Inscrições abertas - Travessia 14Bis

24Km de prova

Essa travessia é a mais tradicional prova do gênero do Brasil, já são mais de quarenta anos de história. O evento é organizado pelo Comando da Aeronáutica do Núcleo da Base Aérea de Santos, com o firme apoio da Praticagem de Santos, das Prefeituras de Bertioga e Guarujá, da Marinha do Brasil, do Clube de Nadadores de Maratonas Aquáticas (NAMAN) e de um forte esquema voluntariado composto por outras academias e nadadores que contribuem espontaneamente para sua realização.
Quem faz uma Travessia 14 Bis não esquece da emoção de emergir no extremo do canal, já próximo ao mar, em Bertioga, exaurido pelos quilômetros de esforço, pelas correntezas, pelas mudanças da maré, pelos percalços ao longo da prova, pelas marolas, pelo vento contra e por tantas outras dificuldades que lhe são peculiares. E depois de tudo, ser recebido pelos militares e representantes de Bertioga com um sorriso no rosto, um forte aperto de mão e uma medalha no peito. Isso não tem preço!
O Canal de Bertioga, onde é feita a prova, é aberto para o oceano em ambas suas extremidades. Isto quer dizer que, em função das marés, o Canal está enchendo por cerca de seis horas e depois vazando pelas seis horas seguintes. A Travessia 14 Bis usa da maré em favor dos atletas e a largada é dada no momento em que a maré está enchendo – cerca de três a quatro horas antes da maré alta – momento no qual os atletas rumam de um extremo para o meio do canal, para que o efeito da maré seja o de ajudar o nadador. Na segunda metade da prova, o objetivo dos atletas, que começam a sair do canal, é que a maré baixe, esvaziando o canal e novamente impulsionando os atletas em direção ao extremo do canal, onde fica a chegada. Isto tudo é maravilhoso no papel, mas, na prática, o comportamento das marés nem sempre é o melhor, o horário de saída pode ter sido ajustado para nadadores mais lentos, os contornos do canal exigem estrita atenção ao comportamento das correntezas para otimização dos esforços, o vento pode ajudar ou atrapalhar, o nível da água pode estar excessivamente baixo – só para citar algumas das variáveis da prova – de tal sorte que o atleta tem que estar em constante observância da natureza para poder navegar de forma otimizada durante a prova.

Maiores informações clique no link http://www.travessia14bis.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário