quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Conheça o PRO 16

Comição técnica e atletas do P.R.O. 16
Cesar Cielo vai se preparar no Brasil para as olimpíadas de Londres 2012, mundiais de natação, e vai competir mais vezes aqui no Brasil agora.
O P.R.O. 16 reúne sete nadadores - Cesar Cielo, André Schultz, Leonardo de Deus, Nicholas dos Santos, Henrique Rodrigues, Tales Cerdeira e Vinícius Waked - e tem direção técnica de Alberto Silva, o Albertinho. Se juntam à comissão técnica, o assistente-técnico Felipe Domingues, Paulo Cesar Marinho (biomecânica e estatística) e Gustavo Magliocca (médico). O objetivo é preparar um grupo de excelência, capaz de colocar o Brasil nas finais e no pódio das competições mais importantes da natação mundial: Jogos Pan-Americanos de Guadalajara/2011, Mundial de Xangai/2011, Olimpíada de Londres/2012, Mundiais de 2013 e 2014, Jogos Pan-Americanos de 2015 e a Olimpíada do Rio/2016.
O projeto será gerenciado pelo Instituto Cesar Cielo, criado em julho de 2009, para promover e incentivar a prática e o desenvolvimento do esporte, captar e gerir recursos. "O Instituto é importante justamente para essa busca e gerenciamento dos recursos", observa Cielo. "Nós fazemos a parte fácil, que é treinar e nadar. A parte difícil fica com o Instituto."
Com o P.R.O. 16, cada nadador seguirá participando de competições por seu clube. "Somos um grupo independente, e, porque acreditamos no projeto, estamos investindo do próprio bolso, no início. Os clubes dos nadadores bancam o salário para as competições, mas os recursos para outras despesas, como staff e estrutura, vêm dos patrocinadores", explica Cielo. "Tirar do próprio bolso não era o que queríamos, mas precisávamos deixar tudo pronto, estruturado, porque a Olimpíada de Londres/2012 está logo aí. Com o tempo, o Instituto vai ter recursos para manter a estrutura. Estamos abertos a propostas de patrocínio."
"Só o fato de treinar no Brasil com um grupo de alto nível dá mais motivação, melhora o ambiente", diz Cielo. "Você vê o cara do lado treinando e sabe que ele quer fazer melhor que o campeão olímpico. E eu, claro, não vou querer deixar ele ganhar de mim. Só o fato de treinar no Brasil com um grupo de alto nível dá mais motivação, melhora o ambiente: um ajuda o outro a buscar resultados."
O local escolhido para os treinamentos é a piscina do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo, dirigido pelo ex-judoca e medalhista olímpico Henrique Guimarães.
A reforma da piscina foi concluída em 2008, quando a ex-atleta Magic Paula dirigia o complexo esportivo. "É uma honra ter como referência um campeão olímpico treinando numa piscina pública. E para nós, que trabalhamos com esporte de formação, ver um campeão olímpico treinando ao lado dos jovens atletas é incrível", diz Henrique, diretor-geral do Esporte de Alto Rendimento da Cidade de São Paulo, que gerencia o COTP. A natação do COTP tem 105 alunos, vários deles federados, entre 8 a 17 anos, comandados pelo prof. Luiz Fernandes do Amaral Barbosa. "Quem sabe não surjam novos Cielos ou nomes para a natação? O grupo é uma sementinha que estamos deixando para os atletas em formação", finaliza Henrique.
Para Cielo, a piscina do COTP foi uma surpresa. "Conheci a piscina quando vim filmar um comercial do Avanço aqui. É uma piscina moderna, aquecida. Hoje, não tem melhor piscina para treinar no Brasil", diz o campeão olímpico, contando que um garotinho, aluno do COTP, esperou que o treino acabasse para só então ir lhe pedir autógrafo. "O pessoal do esporte se entende. As crianças respeitam nosso espaço, esperam o treino acabar para vir falar com a gente. A criançada daqui é uma das plateias mais educadas que já vi na natação. Espero que saiam daqui alguns campeões."
Cesar Cielo é atleta do Flamengo, tem patrocínios de Avanço, Embratel, Arena e Gatorade.
Da esquerda para a direita: Leonardo de Deus, Henrique Rodrigues, Nicholas Santos, André Schultz, Cesar Cielo, Tales Cerdeira, Vinícius Waked e o técnico Albertinho.
Fonte: site Oficial de Cesar Cielo

Nenhum comentário:

Postar um comentário