domingo, 21 de junho de 2015

Carol Barcellos sagra-se Bi-campeã

Carol Barcellos "Guerreira" no lugar mais alto do pódio
Pela primeira vez a Lagoa do Colosso recebeu um campeonato de SUP Race, foi neste domingo com a realização da 3ª Etapa do Circuito Cearense promovido pela Associação de Stand Up Paddle do Ceará.

O evento iniciou com a disputa da prova SUP Kids Misto, até 16 anos.  A prova foi vencida por Rafael Leite, em segundo chegou Mariana Cerchiari e em terceiro ficou Lucas Bonfim.

Depois foi a vez da prova dos 4km da Funrace 12.2. No feminino a grande campeã foi a favorita Carol Barcellos Guerreira (Clube Águas Abertas) com essa vitória, sagrou-se Bi-campeã Cearense Funrace 12.2 Open e mantém a invencibilidade no estado desde o dia 19 de julho de 2014 quando venceu oa prova Taíba Race.  Depois vieram as vitórias nas provas do Desafio das Marinas, Paracuru Race e Pacoti Race. Em segundo lugar chegou Mara Maricato (Team Evolution) seguida de perto de Creuza Checoni (Team Evolution) que ficou com a terceira colocação.
Prof. Laércio Clayton do Clube Águas Abertas e sua atleta Carol Guerreira. Foto Talles Freitas
Entre os homens a disputa foi acirrada desde a largada, onde três atletas pularam na frente, Paulo Marcello, Laércio Clayton e Douglas Braga, quase no final da primeira volta no circuito, Douglas Braga era o líder, seguido por Laércio Clayton que já tinha ultrapassado Paulo Marcello. Douglas estava na frente cerca de 40m, mas fez uma trajetória errada e ao corrigir o percurso caiu de sua prancha, Clayton que vinha atrás deu um sprint e encostou em Douglas, os dois remaram juntos e após o contorno da bóia azul, Clayton imprimiu um ritmo forte e deixou Douglas para trás, mas Clayton que estava na liderança isolada da prova já fez um trajeto errado e trouxe consigo Douglas também, só que Douglas após os gritos da torcida, percebeu o erro e voltou, Clayton como estava muito na frente não escutou os gritos, seu erro lhe custou um tempo precioso muito bem aproveitado por Paulo Marcello (Kite Soul Brasil) que venceu a prova, trazendo com ele Douglas Braga (Kayakeria) em segundo.  Laércio Clayton teve que retornar e fazer todo o trajeto, chegando ainda na sexta colocação geral. Em terceiro lugar chegou a revelação da prova, Lucas Bittecourt (Clube Águas Abertas). Na disputa da Funrace 12.2 Máster o campeão foi Laércio Clayton (Clube Águas Abertas), foi sua terceira vitória seguida na categoria.  Com esse resultado ele sagrou-se Tri-campeão Cearense Máster, o segundo lugar ficou com Sanio Loreiro e Fran Gurgel ficou na terceira colocação.
“Estou chateado, é claro, pois estava na liderança e com uma boa vantagem em cima dos adversários, mas isso acontece até com os atletas profissionais. O Tri-campeão brasileiro de SUP Race, Luiz Guida Animal, na última etapa do brasileiro de 2012 no Rio de Janeiro, errou a última bóia da chegada e foi ultrapassado, com isso perdeu a prova”. Comentou o Prof. Laércio Clayton.

Em seguida veio a largada dos 8km para a categoria Race 12.6 Profissional, onde os atletas tiveram que dar quatro voltas no circuito. A prova começou forte, com Paulo Vasco, Eduardo Gondim e Luiz Gegê Mutante pulando logo na frente dos demais competidores, mas em pouco tempo, Paulo Vasco (Team Evolution) assumiu a dianteira e imprimindo um ritmo forte e constante durante toda a prova, vencendo de ponta a ponta, conseguindo assim quebrar a invencibilidade de cinco vitórias seguidas do Mutante.  O mesmo vinha invicto desde o dia 19 de julho de 2014 quando venceu a prova Taíba Race, depois emplacou as vitórias no Downwind Pecém-Taíba, Desafio das Marinas, Paracuru Race e no Pacoti Race. Gegê Mutante (Clube Águas Abertas) ficou com a segunda colocação mais ainda é o líder do circuito, fechando o pódio Eduardo Gondim (Team Evolution). Um fato para ser comentado é que Gegê Mutante finalizou a prova completamente exausto.  Ao ser abordado pelos amigos falou que ainda na primeira prova sentiu fortes câimbras nas duas pernas, mas precisamente na parte posterior das coxas, e que pensou até em abandonar a prova, mas o incentivo da torcida e do competidor Eduardo Gondim o fizeram concluir a prova ainda na segunda colocação.
Esporte e amizade caminhando juntos. Foto: Talles Freitas
No feminino da Race 12.6, tivemos o retorno da atleta Karlyane Bezerra, a mesma mostrou que não esqueceu a técnica e venceu a prova, em segundo lugar chegou Regina Ferreira (Aldeia Surf).

O evento atingiu seu objetivo e foi sucesso de participantes e de público, porém aconteceu um atraso de 1h30min, e de acordo com o cronograma, teria inicio as 10h com a prova festiva envolvendo dois Big SUP Monters (aquela prancha inflável gigante que suporta até 12 supistas), mas infelizmente a prova não aconteceu, e também não foi realizada a prova de revezamento 4x4.

A 3ª Etapa do Circuito Cearense de SUP Race teve patrocínio do Colosso Lake Lounge e do Wave Let Surf, e contou com apoio da Color Gold, D’cofibras, Dias SUP Boards, He’e Nalu, Karine Holanda Nutricionista, Kite Soul Brasil, Kayakeria, Miguel Nobre e Transcender.

Confira abaixo os pódios das provas:

MASCULINO
RACE 12.6 PROFISSIONAL OPEN
Paulo Vasco (1° Lugar)
Luiz Gegê Mutante (2° Lugar)
Eduardo Gondim (3° Lugar)

RACE 12.6 PROFISSIONAL MÁSTER
Renato Soares (1° Lugar)
Miguel Nobre (2° Lugar)
Charles Gurgel (3° Lugar)

FUNRACE 12.2 OPEN
Paulo Marcello (1° Lugar)
Douglas Braga (2° Lugar)
Lucas Bittencourt (3° Lugar)

FUNRACE 12.2 MÁSTER
Laércio Clayton (1° Lugar)
Sanio Loreiro (2° Lugar)
Fran Gurgel (3° Lugar)

FEMININO
RACE 12.6 PROFISSIONAL
Karlyane Bezerra (1° Lugar)
Regina Ferreira (2° Lugar)

FUNRACE 12.2 OPEN
Carol Barcellos Guerreira (1° Lugar)
Mara Maricato (2° Lugar)

Creuza Checoni (3° Lugar)

Abaixo mais imagens do evento:



Marca de pranchas de Salvador-BA, ABUBAKIR. Foto: Talles Freitas