sexta-feira, 21 de julho de 2017

Ana Marcela é tri campeã mundial nos 25 km

Toda irreverência de Ana Marcela.  Foto Blog SantaPortal
A baiana venceu os 25 km cravando 5h21min58seg40, em segundo chegou a holandesa Sharon Van Rouwendaal com 5h22min00seg80 e fechando o pódio, a italiana Ariana Bridi com 5h22min08seg20. A outra brasileira na prova foi Betina Lorscheitter (sem tempo no site da FINA).
Clique AQUI para ver o resultado completo da prova feminina.

No masculino a vitória ficou o francês Axel Reymond com 5h02min46seg40, na segunda colocação chegou o italiano Matteo Furlan com 5h02min47seg00 e em terceiro lugar o russo Evgenii Drattev com 5h02min49seg80. O melhor brasileiro na prova, foi Allan do Carmo, o baiano chegou na 13ª posição com 5h66min55seg70 e nosso outro representante, Victor Colonese, ficou na 22ª colocação fazendo 5h27min14seg20.
Clique AQUI para ver o resultado completo da prova masculina.
Ana Marcela e sua medalha de ouro dos 25 km. do mundial de Budapeste. Foto Laszlo Balogh.
CONFIRA COMO FOI A PROVA DE ANA MARCELA

Enquanto a grande maioria optou pelo tradicional mergulho, ela foi na "bomba". Não hesitou em juntar as pernas ao cair na água.

- A largada é para descontrair, você não pode entrar em uma prova de cinco, seis horas, de uma forma tensa. Tem que entrar feliz, relaxada, a gente sabe que não da para ficar o tempo inteiro tensa. Aí dei a bomba para descontrair. Pintei o cabelo também, para divertir a galera, cheguei aqui todo mundo olhou para mim, perguntou se eu tinha mudado de novo o cabelo. Eu não sei qual cor que está agora depois da prova, era para ser vermelho e verde - disse, sorrindo.
Largada do tipo "bomba". Foto Satiro Sodré
Ana Marcela cadenciou muito bem a prova. Não saiu do primeiro pelotão em nenhum momento, mas passou os primeiros seis quilômetros em 21º lugar. Na metade da prova, nos 12,5km, ela era a 17º, mas menos de 20 segundos da líder. A partir do quilômetro 15, ela disparou, embalada por um pelotão de homens (a prova masculina foi disputada ao mesmo tempo no mesmo percurso de 2,5km) e, formou um pelotão de três atletas com, a campeã olímpica Sharon Van Rouwendaal, da Holanda, e Ariana Bridi, da Itália.
A medalha já estava praticamente garantida. Restava saber qual era a cor. Ana tinha duas de bronze na competição, Bridi um bronze, exatamente empatado com a brasileira nos 10km, e Sharon estava zerada. O trio fez os últimos quilômetros em linha. Na última curva, faltando cerca de 400 metros, Ana colocou por dentro nas duas e entrou com vantagem na reta final. Nadou bem os últimos metros e confirmou o ouro.

- Uma hora crucial foi a que a hora que juntou com os homens e eu conseguir ir junto. Fiquei sabendo que só tinha três mulheres, aí juntei energia durante alguns quilômetros e cresci no final - disse.                                                                                                              

A história de Ana Marcela nos Mundiais é extensa. Com o pódio desta sexta-feira somados aos bronzes nos 5km e 10km, são dez medalhas no total. Ana foi campeã dos 25km em 2011 (Shangai, China) e 2015 (Kazan, Rússia), foi prata nos 10km (Barcelona, Espanha) em 2013 e por equipes em 2015, além de ter levado o bronze nos 5km em 2013 e nos 10km em 2015. No Mundial de águas abertas em 2010 (Roberval, Canadá), ainda levou o bronze nos 5km.
Os últimos meses nao foram fáceis para Ana Marcela. No início do ano passado, Ana teve uma viróse séria e acabou internada por alguns dias. Na sequência, voltou e fez toda a preparação olímpica, mas acabou frustrada após a décima posição obtida na competição do Rio de Janeiro. Dias depois, fez a retirada do baço em cm uma cirurgia, ficou sem treinar por dois meses, e só começou a se dedicar para valer em janeiro deste ano. Há oito semanas, decidiu trocar de técnico, e voltou com Fernando Posseti, com quem viveu a melhor fase da carreira, entre 2013 e 2015.

O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos envolve seis modalidades: saltos ornamentais, natação, nado sincronizado, águas abertas, natação, polo aquático e o high diving, que é o salto de plataforma alta. São mais de 2000 atletas presentes, e a delegação brasileira contará com 60 competidores.
Marcela na sua arrancada para a vitória. Foto Attila Kisbenedek
Ana Marcela comemorando o tricampeonato. Foto Satiro Sodré.
Ana Marcela beija põrtico de chegada. Foto Satiro Sodré.
Fonte: Site Globo Esporte por Guilherme Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário