O Blog do Clube Águas Abertas foi criado em 2009 com o objetivo de divulgar o mais novo esporte olímpico entre os esportes aquáticos – Maratona Aquática "Marathon Swimming", assim como divulgar o board esporte que mais crece no Brasil e no mundo, Stand Up Paddle (ou simplesmente SUP).
quarta-feira, 30 de março de 2011
terça-feira, 29 de março de 2011
2ª Etapa do Brasileiro de MA
LUIZ ALTAMIR À PASSOS FIRMES PARA UMA OLIMPÍADA
segunda-feira, 28 de março de 2011
Travessia de João Pessoa foi um sucesso
VEJA A INVASÃO DOS PAPA-JERIMUNS (UMA DAS MANEIRAS CARINHOSAS DE CHAMAR OS MORADORES DE NATAL) EM JOÃO PESSOA, CONFIRA ABAIXO O DEPOIMENTO DA NADADORA DE ÁGUAS ABERTAS NIETE MEDEIROS-RN:
Agradecemos aos Organizadores da III TRAVESSIA DE NATAÇÃO MÁSTER/ 2011 de João Pessoa-PB, especialmente ao Prof. Aluilson Costa, pela organização de mais um evento importante no calendário das maratonas em águas abertas do Brasil. Os Nadadores de Ponta Negra se deslocaram de Natal-RN para participar do evento e surpresos perceberam que o evento cresce e encanta os atletas a cada ano. A segurança não deixou a desejar e os atletas se sentiram muito a vontade para terminar o percurso, até mesmo os que participaram pela primeira vez. Foi maravilhoso participar novamente desta maratona aquática e a própria “Mãe Natureza” surpreendeu, pois o mar estava uma piscina, agradando aos atletas de todas as idades. Das aventuras no mar, sempre, temos muito pra contar. No esporte, na vida, nas travessias no mar quem leva o atleta, além de um bom preparo físico, é a mente, o espírito a vontade se superar seus próprios limites. Percival Milani, um campeão das águas abertas que atravessou o Canal da Mancha, já dizia que: “o que nos leva até o outro lado numa travessia nem sempre serão os braços, mas será a mente e porque não dizer o coração”. Portanto, é sempre a emoção que faz a travessia valer à pena!!! Valeu pessoal! Foi muito bom nadar com todos vocês e novas travessias virão! Obrigada prof. Aluilson, obrigada a atleta Lúcia Pérez, nossa representante em João Pessoa, pela acolhida!! Nadadores de Ponta Negra Natal-RN Niete Medeiros Atletas do nosso grupo que nadaram em João Pessoa: 1.ROSSINI WANDERLEY 2.BRUNO WANDERLEY 3.SERGIO KLEANO 4.NIETE MEDEIROS 5.ANA BEATRIZ 6.ENIVALDO BONELLI 7.MARÍLIA BONELLI 8.BRIGITTE MUSSERT 9.ANTONIO CARLOS 10.IVANETE MARIA 11.GUSTAVO PRAXEDES 12.GEILSON CAMARA 13.WILSON AZEVEDO 14.JOSÉ JANUÁRIO 15.PAULO EDUARDO MELO 16.ELIENE CAMILA ROSA 17.ARNALDO PAIVA 18.ANDRÉ LUCAS SOMERFELD 19.JOSÉ DE ASSIS ALEXANDRE
Foto momentos antes da largdaIvanete, Niete e Lúcia Chegada em Picãozinho
domingo, 27 de março de 2011
Campanha do BB - Água Brasil
Fonte: http://www.bb.com.br/portalbb/home15,2100,2100,21,0,1,1.bb
LUIZ ALTAMIR GANHA OUTRO OURO
sábado, 26 de março de 2011
NÃO ESQUEÇA, HOJE TÊM A HORA DO PLANETA
No Brasil, 145 monumentos e locais públicos serão apagados, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Ponte Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo, o Palácio de Cristal, em Curitiba, e o Arco da Praça Portugal, em Fortaleza.
A campanha tem o apoio de 61 cidades brasileiras - das quais 15 são capitais em 19 Estados em cinco regiões do país, além de mais de 1.500 empresas e 249 organizações.
O evento, que no país é comandado pelo WWF-Brasil, convida todas as pessoas a desligarem a luz de casa para fazer parte do ato. A campanha lançada este ano conta com apoio de empresas e de celebridades, como a atriz Cristiane Torloni e a apresentadora Preta Gil.
Como vai ser
As três cidades situadas mais ao norte no globo, Murmansk (Russia), Hammerfest (Noruega) e NuuK (Groelândia), e as três mais ao sul, Hobart (Austrália), Ushuaia (Argentina) e Queenstown, na Nova Zelândia, também estão engajadas na Hora do Planeta 2010 e levarão o movimento literalmente de norte a sul da Terra. E vai ser inclusive na Nova Zelândia que o movimento global irá começar. Pelo fuso horário, as Ilhas Chatham serão o primeiro local a apagar suas luzes.
Realizada pela primeira vez em 2007, em Sidney, na Austrália, a Hora do Planeta 2010 superará todos os recordes de adesões dos anos anteriores. Esta edição conta com 33 novos países, entre eles Nepal, Mongólia, Arábia Saudita, Nigéria, Paraguai, Uruguai e Marrocos.
Efeito estufa
No Brasil, a WWF escolheu como temas da Hora do Planeta o combate ao desmatamento, a proteção e recuperação de áreas de preservação permanente, como as matas ciliares e as nascentes, e a obrigatoriedade do cumprimento das metas de redução de desmatamento e de emissões de gases de efeito estufa assumidas na Conferência de Copenhague em 2009 (COP-15 da UNFCCC).
O país é considerado o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. A maior parte da emissão (75%) é proveniente de queimadas e desmatamento.
O site oficial da campanha para obter mais informações e se cadastrar é www.horadoplaneta.org.br
Fonte: site da UOL
Medalha!-Medalha!-Medalha!
1° Dia: - Ouro nos 100 Borboleta com 59:23
3° Dia: - Prata nos 100m Livre com 53:13 e
quarta-feira, 23 de março de 2011
Boa sorte para nosso amigo Luiz Altamir
terça-feira, 22 de março de 2011
RESULTADOS DA 1ª ETAPA DO CEARENSE DE MA 2011
segunda-feira, 21 de março de 2011
Dia 22 de março - DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Esta é a primeira vez na história da humanidade que a maioria da população mundial vive em cidades: 3,3 bilhões de pessoas. E a paisagem urbana continua a crescer. 38% do crescimento é representado pela expansão das favelas, enquanto a população das cidades aumentam mais rápido do que infra-estrutura pode se adaptar.
O objetivo do Dia Mundial da Água 2011 é chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.
O tema deste ano é água para as cidades: responder ao desafio urbano, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas.
domingo, 20 de março de 2011
SHOW DE IMAGENS DA TRAVESSIA IDEAL CLUBE - JOÃO GENTIL
Atletas na concentração momentos antes do brienfing final
Atletas indo ao brienfing com o Prof. Clayton Rodrigues (Árbitro geral da prova)
Término do briefing e os atletas se encaminham para a largada
Grupo feminino se deslocando para a largada
O salão de honra do Ideal Clube ficou lotado na cerimônia de premiação
Pódio geral masculino, campeão Felipe Freitas (BNB Clube/Sport Nutrion Center), vice-campeão José Parente (Academia Hedla Lopes), 3° lugar Flávio Augusto (Aviação do Exército/Prefeitura de Suzano), 4° lugar Kal Aragão (Ideal Clube/k1 Sport), 5° lugar Igson Mendonça (BNB Clube), 6° lugar Thiago Mohana (Triativo Assessoria), 7° lugar Madson Mendonça (Faculdade Católica do Ceará) e 8° lugar Elígio Breno (Náutico Atlético Cearense) Pódio geral femino: campeã Vittória Lopes (Academia Hedla Lopes), vice-campeã Marina Santos (Náutico Atlético Cearense), 3° lugar Maria Lacerda (Academia Hedla Lopes), 4° lugar Dayane Sousa (Náutico Atlético Cearense), 5° lugar Alessandra Sanches (Academia Hedla Lopes), 6° lugar Andréa de Paula (Academia Hedla Lopes), 7° lugar Natália Girão (Zona Alvo/Casas Girão) e 8° Chrislaynne Oliveira (BNB Clube)
Maior Lua dos últimos 20 anos
Imagens da Travessia do Ideal Clube
O que será que Kal Aragão (Ideal Clube/K1 sport) - 4° lugar geral - estava pensando nesse momento, será que nos 22s que lhe tiraram o troféu de 3° lugar geral??? Alegria de Thiago Mohana (Triativo Assssoria) em completar a prova em 6° lugar geral Virgínia Coelho (SESC-Ce) completamente envolvida nas àguas abertas agora. Fico feliz!!!
Equipe do Corpo de Bombeiros Militares sob o comando do Cap Rômulo, nossos eternos agradecimentos. SELVA!!!
O Sr. Tarcísio Santos (SESC-Parangaba) e Sr. José Emídio (Ideal Clube), tiveram apoio e torcida da famíla, exemplo à seguir por todos. Parabéns para vocês!
Bernado Figueiredo vence e Brasil é o grande campeão
O Brasil repetiu sua performance da prova anterior de cinco quilômetros, na Travessia de 7,5 km do Sul-Americano Juvenil de Lima/Peru, na praia de Chorrillos. com uma medalha de cada cor. Bernardo Figueiredo conquistou ouro, seguido pelo argentino Juan Marcos, vencedor dos 5km, e pelo também brasileiro Luiz Gustavo de Barros. No feminino, Djenyfer Arnold, vencedora dos cinco quilômetros, agora pegou prata na prova mais longa, trocando de posição com a equatoriana Kathia Barros, que chegara em segundo na última quinta-feira.
Cofira os resultados:
MASCULINO
1) Bernardo de Figueiredo – Brasil – 1h40min02
2) Juan Marcos Budniewski – Argentina – 1h40min03
3) Luiz Gustavo de Barros – Brasil – 1h40min04
FEMININO
1) Kathia Barros – Equador – 1h49min43
2) Djenyfer Arnold – Brasil – 1h49min52
3) Daniela Victoria Sanchez – Argentina – 1h52min34
8) Priscila de Oliveira Ribeiro – Brasil – 1h58min03
Geral dos 7,5 km: 1) Brasil – 5h09min58 / 2) Venezuela – 5h12min52 / 3) Argentina – 5h15min42
Geral: 1) Brasil – 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze) / 2) Argentina – 3 (1-1-1) / 3) Equador – 2 (1-1-0)
sábado, 19 de março de 2011
Show de Felipe Freitas na abertura do Circuito Cearense
O sol estava escaldante, e mesmo sendo o primeiro dia da maior lua cheia dos últimos 20 anos, nenhum swell forte entrou, consequentemente o mar não ficou muito mexido. A única dificuldade encontrada pelos nadadores, foi apenas na chegada, onde as ondas estavam quebrando.
O belo visual da estrutura montada na areia, a vibração do público, a organização da equipe do Ideal Clube, composta, primordialmente, pelo Vice-Presidente de Esportes, o Sr. Enísio Gurgel e pelo Secretário de Esportes, o Sr. Cláudio Costa, o envolvimento da Comandos em Ação Produções, na figura do Sr. Paulo Feitosa, o apoio da K1 Sport, através do seu Diretor e Desportista Kal Aragão e a excelente atuação da equipe de arbitragem da FCDA, comandada, no evento, pelo Diretor de Maratonas Aquáticas, Prof. Clayton Rodrigues, o apoio dos Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militares, comandada pelo Capitão Rômulo, também tivemos equipe médica e ambulância, tudo isso garantiu o sucesso do evento.
Foi bonito ver a disputa entre os nadadores e os triatletas nas águas verdes da famosa Praia de Iracema e comprovar o alto nível de alguns atletas em ação. Mas quem levou a melhor foram os nadadores que levaram os seis troféus em disputa, três no masculino e três no feminino.
O Blog, mais uma vez, acertou na previsão dos prováveis vencedores. Assistimos ao show do nadador do BNB Clube, Felipe Freitas, que retornou de São Paulo, onde cursou a Faculdade de Educação Física e foi atleta do Sport Clube Corinthians Paulista, na ocasião. Felipe simplesmente “afogou” seus adversários, nadando toda a prova isolado, na frente, concluindo os 3km em 36’54s, mostrando que está numa excelente fase. Vai ser muito difícil alguém retirar o título de 2011 de suas mãos.
O segundo colocado foi o atual campeão do circuito, o nadador da Academia Hedla Lopes, José Parente, o Juninho, que concluiu a prova em 40’24s.
Fechando o pódio, com o tempo de 42’33, tivemos o nadador Flávio Almeida, que nadou representando o Exército Brasileiro. Recém- chegado de São Paulo, veio transferido, é militar, atua como 3º Sargento e ainda não se filiou a nenhum clube, aqui de Fortaleza. O Náutico Atlético Cearense e o BNB Clube estão na “briga” pelo “passe” do atleta, mas o Ideal Clube também pode entrar nessa disputa. Ficaremos aguardando o desenrolar dessa negociação..
No feminino, tivemos a grande campeã, Vittória Lopes , da Academia Hedla Lopes, com o tempo de 43’27s. A vice-campeã da prova foi Marina Santos do Náutico Atlético Cearense, com 43’48s, e a terceira colocação ficou com Maria Lacerda, também da Academia Hedla Lopes, com 44’12s.
Confira, agora, o atual ranking cearense, após a realização da primeira etapa:
MASCULINO
1° Felipe Freitas (BNB Clube/Sports Nutrion Center) 27 pts TEMPO 36’54
2° José Parente (Academia Hedla Lopes) 22 pts TEMPO 42’24s
3° Flávio Augusto (Aviação do Exército/Prefeitura de Suzano) 18 pts TEMPO 42’33s
4° Kal Aragão (Ideal Clube/K1 Sports/Espaço Vital) 15 pts TEMPO 42’52s
5° Igson Mendonça (BNB Clube) TEMPO 42’58s
6° Thiago Mohana (Triativo Assessoria) 12 pts TEMPO 43’15s
7° Madson Nascimento (Faculdade Católica do Ceará) 11 pts TEMPO 43’28s
8° Eligio Brendo (Náutico Atlético Cearense) 10 pts TEMPO 44’06s
9° Rodrigo Barroso (Academia Hedla Lopes/Tohru Imports) 9pts TEMPO 44’15s
10° Vasco Weyne (Academia Hedla Lopes/AYM Seguros) 8 pts TEMPO 44’23s
11° Francisco Wyllton (BNB Clube) 7 pts TEMPO 44’29s
12° Diogo Porto (Triativo Assessoria) 6 pts TEMPO 44’33s
13° Francisco Jonas (BNB Clube/Sesporte) 5 pts TEMPO 45’45s
14° Neirton Oliveira (BNB Clube) 4 pts TEMPO 46’11s
15° Marcelo Porto (Academia Hedla Lopes) 3 pts TEMPO 46’29s
16° Breno Leal (Zona Alvo) 2 pts TEMPO 46’30s
FEMININO
1ª Vittória Lopes (Academia Hedla Lopes) 27 pts TEMPO 43’27s
2ª Marina Santos (Náutico Atlético Cearense) 22 pts TEMPO 43’48s
3ª Maria Renata (Academia Hedla Lopes) 18 pts TEMPO 44’12s
4ª Dayane Sousa (Náutico Atlético Cearense) 15 pts TEMPO 49’21s
5ª Alessandra Sanches (Academia Hedla Lopes) 13 pts TEMPO 53’48s
6ª Andréa de Paula (Academia Hedla Lopes) 12 pts TEMPO 57’28s
7ª Natália Girão (Zona Alvo/Casas Girão) 11 pts TEMPO 58’21s
8ª Chrislaynne Oliveira (BNB Clube) 10 pts TEMPO 1h01”7
9ª Joseanne Brandão (Phocus Assessoria) 9 pts TEMPO 1h02”19
10ª Paloma Quinderé (Zona Alvo) 8 pts TEMPO 1h04”44
11ª Shirley Rocha (Academia Hedla Lopes) 7 pts TEMPO 1h07”23
12ª Renata Catonny (Academia Hedla Lopes) 6 pts TEMPO 1h17”26
13ª Virgínia Coelho (SESC-Ce) 5 pts TEMPO 1h18”46
14ª Carolina Militão (Zona Alvo) 4 pts TEMPO 1h20”40
Compareçam e prestigiem o IV Circuito Cearense de M. A., 2011. A próxima etapa acontecerá dia 07 de maio, será a III Maratona Aquática de Fortaleza, que esse ano terá novidades no percurso, aguardem.
“O mar não é um obstáculo, o mar é um caminho”. Amyr Klink
Estrutura do evento
Atletas na fila para marcaçãoDescontração dos atletas antes da prova
Em breve mais imagens da V Travessia Ideal Clube - Troféu João Gentil.
sexta-feira, 18 de março de 2011
quinta-feira, 17 de março de 2011
Brasil no pódio nos 5km
Com os resultados individuais, o Brasil foi o campeão da prova de cinco quilômetros com o tempo somado de 3h25min42. Em segundo veio a Venezuela, com 3h30min58, seguido pela Argentina, com 3h35min23. A soma compreende os tempos dos três melhores nadadores de cada equipe.
Feminino
Masculino
A ARQUIBANCADA "MELOU"!!!
Maratonas Aquáticas no Sul-Americano Juvenil
Confira nossos representantes:
Prova de 5 km
Feminino: Djenyfer Arnold (Unisul/SC) / Lauren Goulart (Grêmio Náutico União/RS)
Masculino: Diogo Villarinho (Zitti Club/GO) / Lucas Cortini Oliveira (Sesi/SP)
Prova de 7,5 km
Feminino: Djenyfer Arnold (Unisul/SC) / Priscila de Oliveira Ribeiro (Sesi/SP)
Masculino: Bernardo Figueiredo (Grêmio Náutico União/RS) / Luiz Gustavo Gomes de Barros (Serc/Scaet/SP)
Técnicos: Feminino - Marcus Vinícius Braga Torres (Unisul/SC) / Masculino - Christiano Klaser (Grêmio Náutico União/RS).
Arbitragem: estamos sendo representado pelo baiano Prof. Henrique Borges, o Kiko. Ele será o árbitro geral da prova masculina dos 7,5km.
Se alguns dirigentes, técnicos, pais e responsáveis analissasem um pouco melhor, teríamos com certeza, atletas cearenses, tanto no masculino como no feminino, brigando por vagas na seleção brasileira de M.A. em todas as categorias.