sexta-feira, 31 de julho de 2009

Um pouco de história, conheça Manoel dos Santos nosso primeiro recordista mundial nos 100m livre

Manoel dos Santos (Nascido em Guararapes-SP em 1939);
No dia 20 de setembro de 1961, diante de três mil pessoas reunidas na piscina do Flamengo, quebrou, nadando sozinho, o recorde mundial dos 100 metros livres. Estabeleceu 53s6, marca que só foi quebrada três anos depois. Atualmente residindo em São Paulo, comanda duas unidades da Academia Manoel dos Santos, instaladas no bairro do Morumbi, em São Paulo. No início dos anos 60, estava ausente do calendário e pediu à CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) que permitisse sua tentativa de quebrar o recorde. Com todos os cuidados tomados para que a marca fosse homologada, saiu da água consagrado como o primeiro homem a nadar a prova abaixo dos 54 segundos.
Com o sucesso do recorde, os nadadores do Ceará convidaram Manoel dos Santos para um desafio aqui em Fortaleza, seria ele contra os mais velozes nadadores do Ceará da época, o desafio aconteceu na piscina do Náutico Atlético Cearense, foi num sábado dia 2 dezembro 1961, não precisa falar quem ganhou a prova né kkkkkk.
No entanto, Manoel parou cedo com o esporte, aos 22 anos. Sucumbiu à falta de dinheiro e patrocínio, já que naquele tempo a natação era um esporte praticamente amador. Manoel, que começou a nadar em 1951, também foi campeão brasileiro e detentor de recordes nacionais e sul-americanos em provas individuais e por equipes. Disputou dois Jogos Panamericanos, em 1955 na cidade do México, e em Chicago, quatro anos depois. Na Olimpíada de Roma, em 1960, conquistou a medalha de bronze nos 100 metros livres.

Um comentário:

  1. Manoel dos Santos Jr. além de vencer a Travessia do Canal de Santos em 1955 e 1957, participou da equipe santista vitoriosa no Sul Americano de Natação e Saltos Ornamentais de 1958 em Montevidéo: turma formada por Adalberto Mariani, Henriqueta Moscatielo, Marion Mathilde Meier, Marlene Blanco, Judith Russo, João Augustinho de Almeida e Daltely Guimarães.

    ResponderExcluir