sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mariana Ohata 6 anos fora do esporte...

A triatleta Mariana Ohata que tambêm já competiu em muitas travessias em Brasília e em outros estados do Brasil foi pega mais uma vez no exame antidoping. Dessa vez a ITU - International Triathlon Union flagrou nossa triatleta no exame antidoping em junho nos Estados Unidos durante a realização de uma etapa da Copa do Mundo, o teste de urina detectou a presença de Furosemida (*), um diurético, também conhecido pelo nome comercial Lasix®. Logo em seguida foi feita a contraprova que também confirmou o uso da substância. A triatleta que representou o Brasil nas três últimas edições das olimpíadas é reicidente em casos de doping, em 2000 ela teve o resultado positivo por uso de Afetamina durante os jogos sulamericanos disputados no Rio de Janeiro, na época a CBTri - Confederação Brasileira de Triathlon puniu a triatleta deixando-a longe do esporte durante 60 dias, mas ela não chegou à perder a medalha de ouro conquistada na competição. Pelo jeito a primira punição foi branda né...

(*) A Agência Mundial Antidopagem inclui a furosemida, assim como outros diuréticos, na sua lista de substâncias proibidas, pois pode ser utilizada para mascarar o consumo de outras substâncias dopantes.
A furosemida também é utilizada, embora possa constituir doping à luz dos regulamentos, como uma forma de perder peso (à custa do volume de água) em desportos que são praticados por categoria de peso, permitindo inscrever o atleta num escalão de peso inferior.
Uma outra aplicação da furosemida tem sido na prevenção do síndrome da hemorragia pulmonar induzida pelo exercício em cavalos de corrida, que se manifesta por epistaxe durante a corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário