quarta-feira, 21 de outubro de 2009

POLIANA OKIMOTO PRIMEIRA CAMPEÃ BRASILEIRA DO CIRCUITO MUNDIAL

Poliana na sua primeira entrevista como campeã mundial do circuito FINA 2009. Observe a faixa de "Chegada" e a arbitragem ao fundo. Pódio feminino da 12ª etapa do FINA 10km Marathon Swimming World Cup disputado em Sharjah-Emirados Árabes Unidos.
Festa para a campeã.
Alegria e satisfação após término de temporada vitoriosa.
Poliana rodou o mundo e foi campeã.
A paulista Poliana Okimoto (nadadora do Clube Pinheiros-SP) sagra-se campeã do FINA 10km Marathon Swimming World Cup 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 10km da FINA), foram 12ª Etapas ao longo do ano, Poliana competiu em 11 e foi campeã em 9, a única que ela e toda seleção brasileira se ausentaram foi a terceira etapa disputada em Lac St. Jean-Canadá, na ocasião eles disputavam o Mundial da FINA dos Esportes Aquáticos em Roma-Itália, ou seja, Poliana foi simplesmente arrasadora no circuito de 2009. O total nadado por Poliana no circuito foi 110km, onde ela marcou 216 pontos.
Ela nem precisava vencer a 12ª Etapa disputada hoje em Sharjah-Emirados Árabes Unidos, apenas tinha que completar a prova no máximo 30min após a primeira colocada (tempo estipulado pelas regras da competição), mas mesmo assim ela partiu pra cima, e na sua famosa arrancada final saiu da 10ª colocação e bateu em primeiro, ganhando a última etapa do circuito.
Confira os resultados dessa etapa:
Feminino:
1ª Poliana Okimoto (Brasil) 1h58min17s56
2ª Larissa Ilchenko (Rússia) 1h58min28s77
3ª Angela Maurer (Alemanha) 1h58min30s65
OBS: Ana Marcela não disputou essa e a etapa anterior ter contraído uma forte virose onde teve febre alta.
Masculino:
1ª Trent Grimsey (Austrália) 1h46min03s25
2º Evgeny Drattsev (Rússia) 1h48min40s56
3º Thomas Lurz (Alemanha) 1h49min17s68
9º Allan do Carmo (Brasil) 1h49min25s11

Poliana colocou na sua conta bancária 15.000 mil dólares pelo primeiro lugar no ranking e mais 26.500 dólares de premiações ao longo das 11 etapas em que nadou.
Pois é, de nadadora fundista de piscina sem brilho nenhum, Poliana viu sua carreira de atleta dar uma guinada quando seu marido e técnico Ricardo Cintra lhe propôs nadar no mar, coisa que ela tinha medo. Hoje ela é nossa Rainha das Águas Abertas e nosso maior ícone nesse esporte.

Poliana Okimoto realmente gosta de ser pioneira nesse esporte, confira seus feitos:
- 2005: em sua primeira prova vence a Travessia dos Fortes 3.800m
- 2007: primeira mulher a conquistar uma medalha no esporte Maratona Aquática nos XV Jogos Pan-americanos no Rio, conquistou a prata;
- 2007: primeira nadadora a conseguir ganhar uma etapa do FINA 10km Marathon Swimming World Cup, prova disputada em Shantou-China;
- 2007: após 11 Etapas, ficou em terceiro lugar no ranking final da FINA;
- 2008: Maratonas Aquáticas estréia na Olimpíada de Pequim, ficou em sétimo lugar;
- 2009: primeira brasileira a ganhar uma medalha em Mundias de Esportes Aquáticos da FINA, conseguindo na Maratona Aquática de 5km a medalha de bronze.
- 2009: primeira brasileira à sagra-se campeã do FINA 10km Marathon Swimming World Cup, após 12 Etapas (ganhou 9 das 11 que disputou).

RECORDAR É VIVER: Poliana já nadou no mar cearense, foi em 2006, quando a FCDA promoveu e organizou pela segundo ano consecutivo uma Etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas na distância de 5 km. A prova foi vencida por Poliana Okimoto, 2º Maria da Penha “Pepenha” e em 3º Pámela Engel. As melhores cearenses foram: 7º lugar Wedla Matos, 9º Hedla Lopes e em 10º Mayara Iunes.
No masculino a prova foi vencida por Luiz Lima, 2º Allan do Carmo e em 3º Victor Simões. Os melhores cearenses foram: 5º lugar Wesley Matos, 6º Vladimir Ribeiro e em 7º Lucas Novaro.
Eu atuei na função Auxiliar do Árbitro Geral e acompanhei a prova de dentro de um barco, vi nossa rainha nadando na Baía do Mucuripe-Praia do Náutico, o Árbitro Geral foi o Prof. Gilson da Federação Gaucha de Desportos Aquáticos.

A outra brasileira no circuito mundial FINA foi a baiana Ana Marcela que ficou de fora das duas últimas provas. Este fato tirou dela a colocação no ranking e a premiação final. No entanto, faturou nas etapas em que participou 13.400 dólares. Marcela ganhou a primeira etapa do circuito, que foi disputada na cidade de Santos-Brasil, dessa forma ela foi a primeira brasileira à ganhar uma etapa da FINA realizada em território nacional.

No masculino, o brasileiro Alan do Carmo faturou o vice-campeonato do FINA 10km Marathon Swimming World Cup 2009 e embolsou 11.500 dólares somando seus resultados ao longo do circuito, e mais 10 mil dólares pelo segundo lugar no ranking da FINA.

O BLOG PARABENLIZA NOSSOS ATLETAS, SEUS TÉCNICOS E TODOS AQUELES QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE ESTIVERAM PRESENTES NESTAS CONQUISTAS!!!
E QUE EM 2010 NOSSO ESPORTE POSSA TER MAIS E MAIS ADEPTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário