domingo, 8 de novembro de 2009

Notícias da Travessia Poseidon em Natal-RN

Nosso amigo Alfredo Guerra (Natal-RN) faz seu relato e envia fotos da Travesia Poseidon 3.800m, realizada em Natal-RN:
"A Travessia Poseidon (não competitiva), no percurso Morro do Careca ao Ocean Palace Beach Resort foi um sucesso. Aproximadamente 90 nadadores, distribuídos em 3 cardumes humanos, entraram na água: cardume 1 - turma do passeio aquático, sem pressa para chegar, tem tempo para um papo, observar a paisagem, procurar golfinhos, etc.; cardume 2 - turma que poupa energia, nada num ritmo confortável; cardume 3 - turma que nada num ritmo forte. Os 3 cardumes entraram na água com uma diferença de 15 minutos um para o outro, na seqüência 1, 2 e 3. Isto proporcionou uma chegada no Ocean Palace mais próxima uns dos outros, a organização está de parabéns!

Alberto Criscuolo (de camisa branca) idealizador do Projeto Poseidon.

Nadadores e enseada da Praia de Ponta Negra ao fundo.Alberto Criscuolo nas orientações finais para início da primeira largada. Nadadores atentos às orientações.Nadadora Lúcia de João Pessoa-PB, "Vou nadar esse percurso de 3.800m bem rapidinho, vocês vão ver..." Nadadores em ação.Salva-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar na segurança aquática.
E tome braçadas... É bom demais!!! Só sabe quem nada.
Chegada e um big café da manhã no Hotel Ocean Palace Beach Resort. Homens Aquáticos de Natal-RN, pra esses aí só faltam as escamas.Camisa do evento.
Morro do Careca ao fundo, local do início da Travessia. "Ei! você lembra de mim? Eu não falei que chegava... E eu nadei viu, não cheguei aqui de carro não." disse Lúcia. Alguns nadadores da Travessia falaram que viram ela pegando carona em um golfinho. rsrsrsrsrsrsrsrsrs

5 comentários:

  1. Notícias a tempo e a hora, né? Muito bom...
    Natal é realmente uma cidade linda! Adoro!

    ResponderExcluir
  2. Alfredo Guerra Machado8 de novembro de 2009 às 22:36

    TRAVESSIA DO PROJETO POSEIDON - De acordo com declarações de Alberto Cirscuolo( bertocriscuolo@yahoo.it ), a Travessia Festiva de Ponta Negra, organizada pelo Projeto Poseidon, não é só uma manifestação esportiva, mas também um incentivo à população potiguar para valorizar o ambiente marinho, refletir sobre a preservação da natureza e, principalmente, conscientizar as autoridades sobre os pontos mais críticos da nossa Praia. Nesse sentido, o que motiva o Projeto para a realização desta travessia é a preocupação com alguns pontos que nos chocam todos os dias na Praia de Ponta Negra. Nós que convivemos, nadamos ou trabalhamos nessa praia diariamente não podemos “fechar os olhos” e deixar passar despercebidos os graves problemas da Praia de Ponta Negras:
    1) Esgotamento sanitário, rede coletora de esgotos e tratamento com destino adeuado dos efluentes;
    2) Falta de acesso para portadores de necessidades especiais para a praia;
    3) Segurança pública na orla, principalmente junto ao Morro do Careca;
    4) Calçadão danificado e em condições precárias;
    5) Precariedades de escadas, mau pavimentadas e sem iluminação, para o acesso da Vila de Ponta Negra;
    6. Inexistência de uma estrutura de apoio para os bombeiros e postos para os policiais e guardas florestais;
    7. Faltam câmeras de vigilância fixas “guardiões” que funcionaram muito bem no passado, mas, infelizmente, desapareceram da praia.
    Assim como os nadadores MMM de Fortalez, para os Nadadores da Praia de Ponta Negra o importante não é competir, mas ter na natação a oportunidade de exercitar o corpo e a mente na busca de uma melhor qualidade de vida.
    Alfredo Guerra Machado
    Nadador – Natal RN

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Amigos, Nadadores e Nadadoras!
    Parabéns para os amigos das águas abertas que participaram conosco nesta fantástica travessia!
    A Lúcia representando, com muito orgulho, o grupo da Marina Palmeira lá de João Pessoa-PB apontando feliz pra o morro na chegada é demais...
    O Ricardo representando seu grupo de Curitiba e marcando presença entre nós e vários clubes de Natal recebendo o carinho do Grupo de Nadadores de Ponta Negra e dos responsáveis pelo Projeto Poseidon (Alberto/Shirlaine).
    Agradecemos aos dois, Alberto e Shirlaine, show de bola na organização do evento e destacamos a importância de uma travessia de protesto pela preservação da nossa Praia e de nosso mar.
    Precisamos motivar para preservar o nosso mar, pois quem ama cuida e os nadadores de águas abertas têm essa motivação.
    Enfim, no final de cada travessia sentimos como se, sempre, deixássemos para trás bons amigos, ilusões e uma bela paisagem emoldurada por um mar de sonhos!
    Saudações aquáticas a todos os amigos das águas abertas,
    Niete Medeiros – Grupo de Nadadores de Ponta Negra
    Natal-RN

    ResponderExcluir
  4. O evento assim como a tentativa de concientização para com o meio ambiente, estão de parabéns! Numa época em que observamos ações de menor importancia por parte das autoridades competentes, e todos os dias presenciamos a morte gradativa desta praia que é o cartão postal de Natal. Para que proteger o cênico paisagistico? se não estão protegendo a praia e o mar onde o esgoto corre ceu aberto?? qual a importancia maior na paisagem, do que na preservação da beleza e importancia q esta praia representa para o Brasil e o mundo??? Fica aqui meu protesto pela falta de conciencia, e a incompetencia dos nossos orgãos públicos!

    ResponderExcluir