quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Projeto Poseidon em Natal-RN está em alta!!!

Post enviado por Alberto Criscuolo de Natal-RN.
"Amanhã pre-reportagem da TV Tropical (afiliada da Rede Record em Natal-RN) sobre Ponta Negra e a turma de natação às 07h. Partecipe!
Um GRANDE OBRIGADO: a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata PARA DEFENDER O MORRO. Agora se fala de indenização da parte da Prefeitura... mas é o cidadão que pagarà os erros de esta classe politica.
TRAVESSIA DO PROJETO POSEIDON
A Travessia Festiva de Ponta Negra, organizada pelo Projeto Poseidon Passeio e Pesca Oceânica, não é só uma manifestação esportiva, mas também um incentivo à população potiguar para valorizar o ambiente marinho, refletir sobre a preservação da natureza e, principalmente, conscientizar as autoridades sobre os pontos mais críticos da nossa Praia. Nesse sentido, o que motiva o Projeto para a realização desta travessia é a preocupação com alguns pontos que nos chocam todos os dias na Praia de Ponta Negra. Nós que convivemos, nadamos ou trabalhamos nessa praia diariamente não podemos “fechar os olhos” e deixar passar despercebidos alguns problemas graves que não são vistos, nem resolvidos, conforme elencados abaixo:
- Esgotos que invadem nossa praia, descontroladamente, todos os dias;
- Falta de acesso para portadores de necessidades especiais para a praia;
- Insegurança e descuido, principalmente, ao pé do Morro do Careca que é uma referência turística do RN. Grande parte dos turistas, mesmo os que ficam em hotéis na via costeira, passam por lá para visitá-lo todos os dias;
- Calçadão em condições lamentáveis;
- Falta de reforma da escada de acesso da Vila de Ponta Negra para a Praia que está completamente destruída;
- Inexistência de box fixo para os bombeiros e postos para os policiais;
Faltam câmeras de vigilância fixas “guardiões” que funcionaram muito bem no passado, mas, infelizmente, desapareceram da praia. Diante do exposto, perguntamos: por que as autoridades não fazem uma caminhada na nossa praia? O essencial é invisível para os olhos, como já escreveu certa vez Saint-Exupéry, entretanto somente aos olhos dos que não querem ver.
Existem muitos empreendedores, a maioria de médio e grande porte, que só querem se beneficiar e desfrutar das belezas potiguares, sem fazer nada para melhorar a vida das pessoas que encontram na praia o único meio de sobrevivência e sem nenhuma preocupação com a preservação de uma estrutura mínima, imprescindível para o funcionamento da praia como fonte de cultura, trabalho e lazer. Só juntando nossas forças, nossas ideias, poderemos ter um resultado no futuro. Finalmente, para reflexão: haverá preservação? Como nadará a nova geração?"
O BLOG DAS ÁGUAS ABERTAS APOIA O PROJETO POSEIDON!!!

Um comentário:

  1. Olá Pessoal!
    Só quem participou das três últimas edições das travessias do Projeto Poseidon sabe como é gratificante ver a animação do pessoal todo em uma travessia festiva que tem como motivação uma luta, constante, pela preservação da natureza, das nossas praias e de uma melhor qualidade de vida e saúde, que é uma preocupação de todos que nadam nas águas abertas em qualquer lugar desse planeta.
    Nesse domingo, que se aproxima, não vai ser diferente. O grupo de Nadadores de Ponta Negra, reunidos na praia hoje, já está se mobilizando para receber os visitantes e curtir esse novo evento de natação que promete muita emoção.
    Sejam bem-vindos! A quarta edição vai ser um sucesso!

    ResponderExcluir