quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MAIORES ESCLARECIMENTOS

Eu gostaria de tecer alguns comentários e esclarecimentos sobre o local que seria realizado a nossa 4ª etapa do Circuito Cearense de M. A. – II Travessia Netuno 5km.
Recebi alguns emails e comentários no blog (que não os publiquei, porque quem o fez não se identificou), eu e a Diretoria da FCDA jamais iríamos colocar uma prova sem antes fazermos um estudo prévio do local, levando em conta todas as questões, segurança do maratonista durante a prova, balneabilidade do local etc. Por isso indico que acompanhem o site da SEMACE (www.semace.ce.gov.br/servicos/praias), semanalmente para verificarem a balneabilidade de nossas praias.
Ao entrar no site, vá no menu do lado esquerdo do site e coloque o mouse em “Serviços On-line”, em seguida clique em “Monitoramento de praias”, aí você verá todo o litoral da nossa cidade, mostrando a balneabilidade de nossas praias (confira imagem abaixo). Se quiser, também visualize no formato “pdf” o Boletim de Índice de Praias Próprias e Impróprias Para Banho no Município de Fortaleza/CE, basta clicar na frase “Visualizar Boletim”, localizado bem abaixo da imagem do litoral de Fortaleza.

Balneabilidade das praias de Fortaleza
Acompanho esses boletins durante todo o ano, antes de realizarmos nossas provas e não foi diferente dessa vez, a praia da Estátua de Iracema, onde seria feita a largada e a chegada da II Travessia Netuno 5km sempre se encontrava como Própria para banho, assim como as suas duas vizinhas, as praias do Mucuripe e Volta da Jurema (quando você estiver no site, coloque o mouse em cima do “x” na imagem você verá o nome da praia).
O canal que deságua próximo ao local que seria dada a largada e chegada, não é de esgoto como muitos maratonistas falam, e sim faz parte da Bacia Hirdrográfica do Riacho Maceió, que tem sua nascente, nas imediações,da Av. Julio Abreu (Av. Dom Luiz) até a sua foz, junto a Avenida Beira Mar (na praia da Estátua de Iracema), onde possivelmente um dia, será construído três edifícios residenciais (conforme fotomontagem abaixo), onde além de preservar o Riacho, a operação ainda reurbanizará e valorizará a área com parque público.
Fotomontagem dos edifícios do projeto Riacho Maceió
Aréa real até o presente momento
A Prefeitura de Fortaleza começou a analisar os aspectos técnicos do chamado projeto Riacho Maceió esse ano. Foram de dez anos de muita polêmica, a Operação Urbana Consorciada Parque Foz do Riacho Maceió (confira imagem abaixo), poderá sair do papel e virar realidade. O projeto envolve a recuperação do Riacho Maceió, parque e via pública de caráter paisagístico (área pública) e mais a construção de três edifícios (privada) num total de 26.690,31 metros quadrados (confira imagem abaixo)e investimento de R$ 200 milhões. Somente para a parte pública serão R$ 70 milhões. Para isso, a Prefeitura de Fortaleza deverá encaminhar proposta para a avaliação e votação dos vereadores.
Imagem da Operação Urbana Consorciada Parque Foz do Riacho Maceió
Se vai ser bom para a preservação do riacho eu não sei, se será construído conforme as Leis de preservação ao meio ambiente eu também não sei, mas existem os órgãos competentes para verificarem isso:
- IPLAM/ Instituto de Planejamento Municipal;
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) (SER) II;
- Distrito de Meio Ambiente e Controle Urbano da Secretaria Executiva Regional (SER) II;
- Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece);
- SEMACE - Superintendência Estadual do Meio Ambiente.
Eu como Educador Físico, ex-atleta competidor de natação, provas de águas abertas e triathlon; também com curso de mergulho, praticante de surf, stand up paddle race e wave e kite surfe, enfim a água e o mar em especial, fazem parte da minha vida, portanto jamais indicaria um local impróprio para os maratonistas. Sei que temos problemas de poluição e agressão ao meio ambiente na nossa cidade, e inclusive nesse riacho Maceió, mas nunca tive intenção de colocar maratonistas em local impróprio para banho.
Eu e todos da FCDA gostaríamos de valorizar o ambiente marinho e refletir sobre a preservação das nossas Praias, de repente poderíamos nos organizar e em um grupo de amantes das águas abertas e fazermos solicitações aos órgãos públicos, no tocante de melhoramentos das condições de nossas praias etc, poderíamos ser guardiões da orla de Fortaleza etc.
Fico por aqui e me disperso com a frase usada pelos nossos amigos do estado vizinho (Rio Grande do Norte) "Vida longa aos amantes das águas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário