domingo, 6 de fevereiro de 2011

EVENTOS DA FINA

Algumas pessoas me fazem perguntas sobre os eventos da FINA, então resolvi postar aqui, pois pode ser sua dúvida também.
A FINA (Federação Internacional de Natação), orgão maior e que rege os cinco esportes aquáticos existentes (Natação, Polo Aquático, Nado Sincronizado, Saltos Ornamentais e Maratonas Aquáticas), promove os seguintes eventos de Maratonas Aquáticas:

- 10km MARATHON SWIMMING WORLD CUP
(Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 10km, aqui são realizadas várias etapas ao longo do ano, sempre em locais atraentes de vários países, por exemplo, Santos (BRA), Cancun (MEX), Setubal (POR), Lac St-Jean (CAN), Shantou (CHN) e Hong Kong (HKG). Neste evento, o Brasil já fez duas campeãs, Poliana Okimoto (2009) e Ana Marcela (2010), e, pelo masculino Alan do Carmo ficou com o vice-campeonato em 2009 e em terceiro lugar em 2010)


- OPEN WATER SWIMMING GRAND PRIX
(Grande Prémio de Águas Abertas, aqui é um outro circuito anual, só que para distâncias acima de 10km, tipo Capri-Nápoli na Itália com 36km, ou México Sumidero Canyon de 15km. Confira os eventos, para 2011 desse circuito: Rosário (ARG), Santa Fé-Coronda (ARG), Viedma (ARG), Hernandarias-Paraná (ARG), 23 Canyon Sumidero (MEX), Capri-Napoli (ITA), Lac St. Jean (CAN), Lago Memphremagog (CAN), Sabac (SRB), Lago Ohrid (MKD) e (EAU) TBC.)


- FINA WORLD CHAMPIONSHIPS
(Campeonato Mundial da FINA, aqui a FINA organiza seu maior evento, pois reune todos os seus cinco esportes aquáticos, num só evento. O Mundial é realizado de dois em dois anos, é como se fosse a Copa do Mundo de Futebol da FIFA, só que no futebol é realizado de quatro em quatro anos. Esse ano será sua 14ª edição, e a cidade esolhida foi Xangai na China. Nesse evento, acontecem 3 provas de Maratonas Aquáticas, a primeira na distância de 5km, outra na distância olímpica de 10km e finaliza com uma prova de 25km, ambas as distâncias são oficias da FINA, mas apenas a distância de 10km se tornou prova olímpica, pelo menos até o presente momento, pois sinalizam incluir a prova de 5km numa olimpíada também (vamos ficar na torcida!)).

2 comentários:

  1. Qual o criterio para o atleta participar da prova de 25 Km, no FINA WORLD CHAMPIONSHIPS?
    -para a prova de 10 Km, ocorreram 2 seletivas em São Bernardo do Campo-SP;
    -para a prova de 5 Km, sera em Porto Belo-SC.

    Grato,

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. O Brasil nao enviou representante no ultimo evento, mas o criterio com certeza deve ser a participacao em evnetos com essa metragem pelo mundo afora. Como nao tivemos representantes nessas metragens pelo circuito, consequentemente a CBDA nao formulou um critério de convocacao, e se tem eu desconheco.
    Abraco

    ResponderExcluir