segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

TIVE QUE PUBLICAR ESSE COMENTÁRIO...

Certa vez, li uma crônica de Rubem Braga, OS JORNAIS, que me levou a uma reflexão mais apurada e criteriosa sobre o que é noticiado, todos os dias, na mídia impressa.
Pare, pense e responda...Você acha mesmo que o jornal colocaria a manchete, por exemplo, de um pai de família desconhecido, fumando ou numa balada, pegando as “gostosonas” e usando drogas?
Claro que não! Você já foi notícia alguma vez?Quem de nós se interessaria em comprar um jornal que noticiasse o cotidiano das pessoas “normais”?
O fato é que Rubem Braga tem razão quando nos diz que “os jornais é que falsificam a imagem do mundo...Escolhem os fatos que noticia.”
Poderíamos ficar horas a fio discutindo o comportamento humano, mas o que queremos é apontar, criticar, arrumar “uma senhora desculpa celebridade” para os problemas do mundo. Assim, nos sentimos menos culpados e muito pouco responsáveis pelas mazelas sociais que nos rodeiam...
Facilmente, podemos elaborar uma lista de famosos e seus respectivos vícios... Olha só:
Ronaldo "Fenômeno" e o lateral esquerdo, Roberto Carlos, fumam e bebem em festa badalada. Ronaldo "pegou" lindas modelos e até travesti.
Michael Phelps, depois do triunfo das olimpíadas de Pequim, 2008, foi visto em uma casa de strippers, tendo, inclusive, anunciado namoro com uma delas. Começou a frequentar cassinos em Las Vegas e virou entusiasta do pôquer. E, durante uma festinha, fumou maconha, usando um narguilé (aparelho utilizado para fumar qualquer tipo de erva, normalmente cannabis, tabaco e derivados. Seu design faz com que a fumaça entre em contato com a água e se concentre antes de ser inalada).
Adriano "Imperador" também fuma e bebe nas baladas, fica de porre, "pega" as mulheres frutas (moranguinho, melão etc) e a paniquete Dani Bolina, que, aliás, passou a bola para frente.
O jogador francês Zinedine Zidane – carrasco brasileiro em 98 e também famoso pela cabeçada que deu no zagueiro italiano, Materazzi, na final da copa de 2006 – foi flagrado com um cigarro no ambiente da Copa.
O craque, Gerson, da seleção brasileira de 70, fumou em campanha de cigarro, na década de 70.
O atual técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, faz propaganda de cerveja.
Nossa! Isso sim vende... Dá pano para as mangas. Você pararia para ler, não pararia?
Não tenho, com essa matéria, a intenção de defender ou acusar ninguém. Poderia, aqui, tecer inúmeros comentários sobre outros jogadores de futebol, pagodeiros, jogadores do Basketball americano da NBA, ator de Hollywood que foi pego, recebendo sexo oral de uma prostituta, dentro do carro, em via pública. Poderia listar atores da Rede Globo ou de qualquer outra emissora, que “curtem” as baladas, cheirando cocaína e bebendo. Poderia estender-me, imensuravelmente, falando sobre os políticos brasileiros, sobre os padres que praticam pedofilia, enfim... Não quero transformar o meu blog em algo sensacionalista, vendável. Quero sim é que reflitamos sobre determinadas situações, sobre essas verdades absolutas, sobre quem somos e no que realmente acreditamos...
ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NUNCA ERROU NESSA VIDA!
Por isso, deixemos de apontar para “o galho dos outros” , viver, assim, não vale a pena, vale?
E a sabedoria popular, tenho certeza, deve ter nos ensinado algo muito precioso que deveríamos honrar e repassar para as gerações futuras: “A EDUCAÇÃO VEM DO BERÇO”. Trocando em miúdos, nós, pais de família ou não, temos o dever de travar uma luta contra essa inversão de valores que tem sucumbido nossos jovens e a sociedade como um todo.
Não esperem, muito menos acreditem, que alguém será educado, crítico e cidadão consciente, vendo televisão, lendo ou assistindo jornais, apenas. O nosso mundo é bem maior que essas notícias escolhidas a dedo para serem vendidas. Por isso é que corroboro com Aristóteles quando diz que aquilo que temos o poder de fazer, temos também o poder de não fazer. É uma questão de escolha. Todos os dias fazemos as nossas.
O nosso mundo é imensamente maior que a sala de estar da nossa casa. Bem maior... E ele cabe aqui dentro da nossa mente...
NOTA DO BLOG: PARABÉNS ÉRICA FERNANDES, VOCÊ REALMENTE CONTEXTUALIZOU ESSE MEU ÚLTIMO POST DE UMA MANEIRA FENOMENAL (tá na moda esses dias essa palavra né kkkkkkk). BEIJO E TUDO DE BOM PARA VOCÊ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário