quarta-feira, 16 de março de 2011

Direto de Salvador

MANIFESTO PELO ESPORTE Nº 01

E fica aí você - esportista - a pensar: - Lá vem mais um manifesto para dar em nada.

Realmente. Somente na Bahia já se passaram mais de cem anos de esporte organizado e nosso esporte continua não sendo levado a sério.

Já tivemos, em Salvador, por duas vezes, a criação e a extinção da Secretaria de Esporte. Nenhuma manifestação da comunidade esportiva.

Para os cargos que têm relação direta com o esporte, são indicadas e nomeadas pessoas, exclusivamente, observando-se o critério político. Na maioria das vezes, em função de acordos, composições ou barganha daqueles segmentos mais articulados, que compõem a base do executivo eleito (Prefeito, Governador, Presidente).

Se é na SUDESB: reinaram médicos e advogados. A maioria caiu de pára-quedas no esporte.

Na SETRE - Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte... - esporte - não tem nem plano para ser relegado. Nessa Secretaria - o esporte - chamado de Coordenação Estadual de Esporte, atua com importância inferior a da SUDESB - a Autarquia. Parece que o nome ESPORTE, foi colocado ali, como um “cala boca” para um segmento que nada reivindica, que não se mobiliza, que não se manifesta, que não cobra, que não faz pressão,...

Além da SETRE, foi criada a SECOPA, para tratar, no Estado da Bahia, de assuntos pertinentes à Copa do Mundo de 2014. Quando parecia que um nome como o de Virgílio Elísio da Costa Neto pudesse ser lembrado, foi feita a indicação de Ney Campello. Nada contra a pessoa, mas estou no esporte desde 1973 e não lembro, no esporte, de nenhum feito notório do indicado.

O Governador Jaques Wagner, na abertura da III Conferência Baiana do Esporte, assumiu um compromisso de campanha: - Se reeleito vou criar a Secretaria Estadual de Esporte. Será?

Por fim, ou seja, “O FIM DA PICADA”, a Presidência da República está submetendo ao Senado a criação da - AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA - pensei: Carlos Arthur Nuzman, mas pasmem, foi indicado o nome de Henrique de Campos Meirelles que é um economista e executivo do setor financeiro, ex-presidente do Banco Central do Brasil, que em 2002 candidatou-se pelo PSDB a deputado federal por Goiás, tendo sido o candidato mais votado neste Estado. Entretanto, não chegou a ocupar a cadeira de deputado federal, pois aceitou o cargo de presidente do Banco Central do Brasil. Atualmente é filiado ao PMDB. Olhe aí! Ao PMDB. PMDB que está mais articulado politicamente e com mais poder de barganha do que o PE - Partido do Esporte, que até agora nem conseguiu sair do papel.

Com tudo isso, resolvi que: - A partir de agora, não vou mais ficar em silêncio.

Espero que este MANIFESTO seja o primeiro e último feito na forma de pessoa física, ou seja, individualmente. Que os próximos, possa contar com o apoio das Entidades representativas do Esporte e afins, tais como: Federações Esportivas, CREF, Academias Esportivas, Clubes Sociais, Clubes e Ligas Esportivas, Associações de Bairros, entre outras.

Pobre Esporte? Que nada! Precisamos sim, desde já, fazer muito barulho para acordar esse gigante adormecido chamado - ESPORTE - afeito a Jogos, às Disputas, às Competições, às Vitórias e Derrotas, e passar, como os outros segmentos organizados e bem articulados, a barganhar, a ocupar espaço no campo da política, a ditar as regras naquilo que tem competência, através de políticos comprometidos com o esporte e técnicos que entendam de gestão pública e gestão de negócio. Aí sim, o esporte poderá passar a ser devidamente desenvolvido em nossas Cidades, nossos Estados, nosso País.

Vamos deixar de lado, até então, esse silêncio ensurdecedor, que nos torna subservientes. Verdadeiros cordeirinhos, que sofrem calados.

ACORDA ESPORTISTA, e, deixa sair do fundo da garganta, o grito contido há 511 anos de BRASIL - O ESPORTE É NOSSO! Levanta bem alto essa BANDEIRA, bata no peito com o orgulho de um Medalhista Olímpico, que derrama na face a lágrima da vitória, símbolo da grandeza de sua pátria, atleta que só é lembrado pelas autoridades na hora da foto ao lado do herói, que sabemos, rende para o político oportunista um verdadeiro Capital Político. Depois, de volta ao ostracismo, às dificuldades costumeiras.

Proponho o Marco Zero neste 2011, seguido de atitudes ousadas e positivas, que possa elevar o nome do nosso esporte a um lugar de destaque no cenário mundial. MUDANÇA JÁ! Pois, quem espera nunca alcança. De braços cruzados, estaremos fadados a ficar ‘Deitado eternamente em berço esplêndido’...


Salvador-BA, 15 de Março de 2011.
ELDEBRANDO MORAES PIRES FILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário