segunda-feira, 14 de março de 2011

MAIOR LUA CHEIA DOS ÚLTIMOS 20 ANOS

19 de março promete ser um dia diferente, em todos os sentidos. Justamente na data da 1ª Etapa do Circuito Cearense de M.A., teremos, também, estampada em nosso céu, a primeira lua cheia do mês, que dará o “ar da graça” mais precisamente às 18h10min, segundo previsões.

Até aqui nada de extraordinário. Enganam-se, caros colegas. Neste dia, nós e o mundo inteiro seremos contempladores da maior lua cheia das duas últimas décadas, que chegará ao ponto mais próximo da Terra.

E o que isso significa? Significa que esse satélite natural aparecerá mais exuberante do que o usual na noite celeste, quando atinge o ponto máximo de um ciclo, conhecido como ‘Perigeu Lunar’. É esperado um espetáculo visual, quando a mesma se aproximar da Terra, a uma distância de 221,567 milhas da órbita. Desde de 1992 que não temos notícia de tal fenômeno, com as mesmas proporções do esperado para este mês de março.

Decifrando essa informação, estatisticamente, teremos uma lua cheia 14% maior e 30% mais luminosa, especialmente, se nascer no horizonte do oriente, ao pôr-do-sol, ou em condições atmosféricas bem favoráveis.

Este fenômeno é reportado como o mais relevante assunto sobre ‘supermoons’, que está conectado aos fenômenos geológicos , como os terremotos e os vulcões. E a consequência de muitos desses tremores, que acontecem no assoalho oceânico, é o surgimento das ondas gigantes ou tsunamis.

Tem-se notícia de que a última vez em que a lua passou tão próxima, assim, da Terra foi no dia 10 de janeiro de 2005. Dias que antecederam aos terremotos na Indonésia, que registrou 9.0 na escala Richter.
O furacão Katrina, também em 2005, foi associado ao aparecimento da lua cheia incomum. Previsões de ‘supermoons’ aconteceram em 1955, 1974 e 1992. Anos em que tivemos a experiência de fortes fenômenos geológicos.

Nos últimos dias, o mundo parou para acompanhar a tragédia que assola o Japão, devastado por vários tsunamis. Catástrofe essa considerada a maior de todos os tempos no país. Maior inclusive do que a causada pela segunda guerra mundial.
Por isso, amigos nadadores de águas abertas, vamos torcer para não enfrentarmos nenhum forte swell, no dia da nossa prova, pois a competição será disputada com a maré secando.
A natureza, amigos, tem seus encantos, isto é indiscutível. Mas é preciso que a respeitemos, para não nos surpreendermos com a sua “revolta”, que nos causa espanto.

Confira como estará no dia da prova:
Às 10h19min (0.0) e de 16h28min (3.2).

Fotógrafos profissionais e amadores de platão para registrar tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário