segunda-feira, 9 de maio de 2011

"Briga" na água durante a III M.A. de Fortaleza

Foi bonito ver os 197 maratonistas aquáticos dando suas braçadas na Baía do Mucuripe - Praia do Náutico, durante a realização da III Maratona Aquática de Fortaleza, válida pela 2ª etapa do IV Circuito Cearense de M.A., prova organizada pela K1 Sports e promovida pela FCDA. Prova que teve um número recorde de inscritos, ultrapassando o número de participantes do II Desafio de Natação do Colégio Militar de Fortaleza, realizado no de 2000, onde colocou 192 atletas na prova.

O mar estava “liso”, favorecendo os maratonistas durante a prova mais emocionante de todos os tempos realizadas aqui no Ceará. O evento iniciou...
...com a prova dos 600m para as classes Mirim I (9 anos), Mirim II (10 anos), Petiz I (11 anos), Petiz II (12 anos) e Infantil I (13 anos), prova muito importante para plantar a semente da natação em águas abertas na futura geração do Ceará.

Em seguida, tivemos a largada para a prova dos 1.500m, chamada de Intermediária e da prova principal, os 3k, essa valendo para o circuito cearense de M.A., ambas à partir das categorias Infantil II (14 anos) em diante.

A prova dos 1.500m foi empolgante no sentido de ter sido uma prova de desafio para muitos maratonistas, pois vários nunca tinham participado de uma competição oficial com essa metragem, como foi o caso da atleta Adriana de Vidal Bastos, da equipe da Assessoria Esportiva Zona Alvo, Adriana treina regularmente, só falta aos treinos quando está doente e quando aparece um show do U2 pelo Brasil kkkkk, no mais, ela comparece firme e forte aos treinos, dessa forma representa muito bem a “equipe das Luluzinhas da Zona Alvo”, forma carinhosa como são chamadas as atletas da ZA, no final ela ficou no terceiro lugar geral com 37:18, levando para casa um belo troféu. O primeiro lugar ficou com Atena Dimericia (BNB) com 32:01 e em segundo ficou a Greyce Any (FETRIECE) com 33:59. Pelo masculino, os campeões do 1.500m foram, Francisco Sérgio (BNB) com 25:25, segundo Italo Rafael (BNB) com 25:40 e fechando o pódio Manoel Messias (FETRIECE) com 25:42.

Na principal prova do dia, os 3k, valendo pontos para o ranking cearense, a grande vencedora foi Marina Silva (Náutico), fazendo 50:40, onde nadou toda prova com uma ótima vantagem em cima de suas adversárias, Marina mostra que está com “sede” pelo título cearense deste ano, e se beneficia com a ausencia da atleta Vittória Lopes, que está morando em Curitiba, enfim se continuar com esse ritmo e participar de todas as etapas do circuito, levará o título deste ano,a disputa pelo segundo lugar foi acirrada do começo ao fim dos 3k, e foi decidido nos últimos metros da chegada, quem levou a melhor foi Maria Renata (Academia Hedla Lopes) com 53:08, e em terceiro Mirna Lorena (BNB) com 53:10.

No masculino, a grande expectativa era o duelo entre o nadador Felipe Freitas (BNB), que estava vindo de uma vitória na primeira etapa do circuito cearense com bastante facilidade e de um décimo lugar na categoria Elite, na famosa e mais importante travessia do Brasil, a Travessia dos Fortes no Rio de Janeiro, e do ex-nadador e agora triatleta Wesley Matos (Academia Hedla Lopes), triatleta da seleção brasileira, que o C.O.B. – Comitê Olímpico Brasileiro selecionou para integrar a seleção brasileira nos jogos olímpicos no Brasil em 2016, mas a performance competitiva de Wesley já surpreende, e ele já concorre para Londres 2012, ele está vindo de um 45° lugar entre os 69 triatletas participantes da categoria Elite, numa etapa do circuito profissional de triathlon, prova realizada no Japão. E realmente eles mostraram que estão em ótima fase, disputando braçada á braçada quase todo o percurso, Felipe sempre esteve na frente e abriu uma pequena vantagem no contorno da última bóia, e se manteve à frente, Wesley tentou encostar, mas Felipe manteve à ponta e até abriu uma maior distância, e chegou na frente com folga, fazendo 42:15, Wesley chegou em segundo e cravou 42:56, a “briga” pelo terceiro lugar nãodeixou a desejar também, onde Luiz Altamir (Academia Hedla Lopes), Devlyn Queiroz (FETRIECE) e Roberto Brasil (CUCA) travaram uma verdadeira batalha durante todo o percurso, no final quem se deu melhor foi Luiz Altamir que cravou 46:44, ele é nadador da seleção brasileira juvenil e se sagrou campeão sul-americano juvenil nas provas 100 e 200m Borboleta, Revezamenmto 4x100 Medley e 4x100 Livre, evento disputado em Lima no Perú. Em quarto ficou Devlyn Queiroz com 46:48 e em quinto chegou Roberto Brasil com 47:04.

Agora, o circuito dá uma parada e volta dia 21 de agosto com sua terceira etapa, X Travessia Marina Park - III Troféu Armando Fanchechini 3.200m, com o percurso da Estátua de Iracema Guardiã na praia de Iracema até o Hotel Marina Park.

2 comentários:

  1. muito bom! parabens a todos!! estarao disponiveis os resultados gerais?

    ResponderExcluir
  2. Sim no mais tardar hoje (segubda) á noite ou amanhã. Acompanhe o Blog...

    ResponderExcluir