domingo, 21 de agosto de 2011

COMO FOI A PROVA

O nadador Felipe Freitas do BNB Clube confirmou o favoritismo neste domingo e conquistou o primeiro lugar geral nos 3.200m da X Travessia Marina Park, 3ª Etapa do IV Circuito Cearense de Maratonas Aquáticas da Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA), levando pra casa o III Troféu Armando Fanchechini. A prova contou com cerca de 100 atletas inscritos e foi organizada pela Associação Cearense Master de Natação (ACEMN) em conjunto com a FCDA.
Quando foi dada a largada, os nadadores partiram forte em direção da primeira bóia, todos queriam contorná-la com tranqüilidade e com menos atletas por perto, pois essa é uma das dificuldades encontradas em provas de natação em águas abertas – contorno de bóia, e essa em especial, teria de ser contornada estando a bóia pelo lado esquerdo do nadador, caso contrário, o atleta seria desclassificado, já as demais não tinham essa obrigatoriedade, pois serviam apenas de referência para os competidores durante o percurso.
E Felipe Freitas partiu forte na frente, chegando na primeira bóia já isolado na liderança, e se manteve assim durante todo os 3.200m da prova. Felipe estava morando em São Paulo e representando o Sport Clube Corinthians Paulista, mas está de volta à terrinha, e voltou com fome de vitória, Felipe obteve a vitória nas três etapas consecutivas do circuito, e sempre com folga, na travessia de hoje, ele cravou 41min07s, sem falar que esse “tubarão”, ficou este ano em 10º lugar geral na categoria Elite, na travessia mais famosa do Brasil, a Travessia dos Fortes no Rio de Janeiro, ou seja, Felipe Freitas avança com fortes braçadas para o título estadual de 2011.
Em segundo lugar, chegou Kal Aragão (45min20s) do Ideal Clube/K1 Sports/Mak Estruturas, mas Kal, ao contrário de Felipe, não teve vida fácil, e precisou dar um “tiro” de 300m na reta de chegada, para garantir o segundo lugar e preciosos pontos no ranking do circuito, Kal mostra que é um verdadeiro waterman e está de parabéns, pois apresenta boa performance competitiva com seus 39 anos de idade, dessa forma, um exemplo a ser seguido pelos jovens nadadores da cidade. Em terceiro, chegou o atleta que até o presente momento está sendo a revelação do circuito deste ano, com 16 anos de idade, Elígio Brendo do Náutico Atlético Cearense marcou 45min49s e pulou da 5ª para a 2ª colocação do ranking cearense, mostrando que está levando a sério seus treinamentos.
No naipe feminino, a prova também teve uma liderança com folga de ponta a ponta, e Marina Santos do Náutico Atlético Cearense venceu com 45min52s, um ótimo tempo, Marina subiu no pódio nas três etapas deste ano, fez um 2º e 1º lugar e agora outra vitória, dessa forma segue liderando o ranking feminino. Mas essa liderança está sendo disputada prova a prova, pois Maria Renata da Academia Hedla Lopes, também andou visitando o pódio nas três etapas do circuito, fez um 3º, 2º lugar e hoje ficou na segunda colocação novamente, cravando 48min16s. A terceira colocada foi a veterana Hedla Lopes, a rainha das águas cearenses, a eterna nadadora, que hoje em dia tem como seu primeiro esporte o triathlon, cravou 51min18s no auge de seus quase 53 anos, a mesma estar aniversariando no dia 23 deste mês de agosto, fica aqui o nosso parabéns antecipado, e que venham novas conquistas.
Mais o fato mais marcante da competição, foi que pela primeira vez no nosso estado e também no Brasil, uma prova oficial desse esporte olímpico – Maratona Aquática, teve um acompanhamento de SUPistas, também chamados de Supers, nome dado aos praticantes de Stand Up Paddle ou simplesmente SUP. O Prof. Laércio Clayton, Diretor de Maratonas Aquáticas da FCDA e Conselheiro da Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUP-CE), convidou Flávio Ramalho, Presidente da ASUP-CE, e seus amigos para apoiarem a prova fazendo um acompanhamento dos nadadores durante todo o percurso, e Flávio aceitou o convite de imediato. “É muito salutar essa nossa união, pois os dois esportes utilizam o mesmo ambiente para ser praticado”, falou o Prof. Clayton.
Confira como ficou o ranking cearense de maratonas aquáticas, após três etapas:
MASCULINO
1º Lugar: FELIPE FREITAS (BNB Clube) 81 pontos
2º Lugar: ELÍGIO BRENDO (Náutico Atlético Cearense) 39 pontos
3º Lugar: KAL ARAGAO (Ideal Clube) 37 pontos
4º Lugar: IGSON MENDONÇA (BNB Clube) 33 pontos
5º FLAVIO AUGUSTO (Aviação do Exército) 33 pontos
6º Lugar: JOSE PARENTE JR (Academia Hedla Lopes) 32 pontos

FEMININO
1º Lugar: MARINA SANTOS (Náutico Atlético Cearense) 76 pontos
2º Lugar: MARIA RENATA (Academia Hedla Lopes) 62 pontos
3º Lugar: ALESSANDRA SANCHES (Academia Hedla Lopes) 35 pontos
4º Lugar: MIRNA LORENA (BNB Clube) 33 pontos
5º Lugar: HEDLA LOPES (Academia Hedla Lopes) 30pontos
6º Lugar: VITTORIA LOPES (Academia Hedla Lopes) 27 pontos

O circuito volta ao mar no dia 8 de outubro, com a disputa da 4ª Etapa: VI Travessia Iracema 600m/1.500m e 3km, que será realizada na praia do Náutico.
Vale ressaltar que todos os atletas nadaram com Seguro de morte e invalidez parcial ou total e tiveram à sua disposição, uma UTI Móvel. A prova também contou com o imprescindível apoio da Capitania dos Portos do Ceará, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Marina Park Hotel e Água Mineral Natural Nieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário