sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Nunca é tarde para amar e Nunca é tarde para nadar

Renato Lima em um de seus treinos

Aqui está o depoimento do empresário e designer gráfico, Renato Lima, sobre seu início na Natação em Águas Abertas.
Conheci Renato nas conversas e postagens no Grupo Águas Abertas do Facebook (por falar desse grupo, o Renato Lima é um dos membros mais atuantes do mesmo, sempre enviando postagens), e depois pessoalmente na ocasião da VI Travessia Iracema. Confira abaixo, seu depoimento:

Eu estava numa fase de sedentarismo que estava me incomodando. É como se uma luzinha vermelha de "perigo" tivesse acendido dentro da minha cabeça. Eu vivia dizendo pra mim mesmo "Você tem que fazer alguma atividade física". Nunca gostei de academia. Já frequentei mas o ambiente não me agrada, toda aquela vaidade no ar simplesmente não me faz bem. Até que vi a tal matéria na revista e ela me deu aquele "Click". Procurei alguns clubes em minha cidade e achei um bem próximo a minha casa que por ser mais próximo se encaixaria melhor em minha rotina.
Comecei a nadar e rapidamente peguei o jeito da coisa. É como andar de bicicleta, depois que você aprende, não esquece mais nunca. O que me levou de volta à natação foi a possibilidade de participar de uma travessia, essa era minha meta. Achava incrível o fato de uma pessoa entrar no mar e conseguir nadar toda aquela distância e me coloquei neste objetivo - nadar não somente uma travessia, mas tornar isso meu esporte. Não tenho a intenção de competir, mas simplesmente participar. Não sou atleta profissional, somente quero praticar uma atividade física que me dê prazer e saúde. Comecei a buscar informações na internet e a entender melhor como funciona este universo das travessias em águas abertas que apesar de já existir há muito tempo, somente recentemente foi "oficializado" como esporte, mas ainda é muito restrito e praticado por uma parcela muito pequena de pessoas. Faz 6 meses que voltei a nadar e este mês, dia 8 de Outubro, nadei minha primeira travessia.
Renato Lima (à esquerda) e Leonardo Arruda (ex-atleta competidor de natação)
Nota do Blog: O Renato criou um Blog tambêm, é o Nadando no Mar CLIQUE AQUI para entrar, eu recomendo.

3 comentários:

  1. Parabéns pela sua determinação, Renato!!! Nadar é tudo! Vou voltar a nadar dps de hj... nadar em grandes águas e entrar nesse cardume no mar.

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito interesse em nadar no mar! Como faço pra começar, já que nadar sozinho é muito perigoso? Existe alguma turma iniciante?

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos!
    Aos sábados e domingos sempre saem grupos ali do aterro de iracema, tanto de iniciantes como de nadadores mais experientes, eles entram no mar bem ao lado do espigão da Rui Barbosa (em frente ao Boteco praia), deixam seus pertences na barraca de côco do Marquinhos, que fica bem ao lado do espigão, já no própio aterro.Geralmente eles iniciaqm às 6h, 7h e 16h e 16h30min aos sáb. e dom. Entre no Grupo Águas Abertas do Facebook, lá os nadadores marcam os encontros e são postados fotos e dicas da natação em águas abertas. OBS: Procure se matricular numa escola de natação durante a semana, no mínimo 2x por semana, melhor ainda se fosse 3x ou até 4x por semana, pois vc precisa ter um certo domínio aquático antes de começar a se aventuirar no mar.

    ResponderExcluir