domingo, 11 de dezembro de 2011

Como foi a II Travessia Dragão do Mar

Largada dos 3.200m

Numa manhã ensolarada, aconteceu a II Travessia Dragão do Mar 1.000m e 3.200m, encerrando a temporada 2011 das Maratonas Aquáticas no nosso estado.
O evento começou com a prova de 1.000m para os iniciantes na modalidade, num percurso triangular, ali mesmo na praia do própio Iate Clube, onde as águas ficam tranquilas naquela região da enseada do Mucuripe. Depois foi a vez da prova principal, os 3.200m, onde foram disputados valiosos pontos para definição do ranking cearense de 2011, aqui os atletas tiveram que nadar toda a orla da nossa av. Beira Mar, com a largada do Iate e chegada no Ideal Clube. Mesmo com as modificações impostas pelo homem nas praias de nossa orla, nadar ali e interagir com a mãe natureza, sempre é muito gostoso e gratificante, só entende quem faz. E o rei Netuno colaborou e nos presenteou com um mar calmo para o encerramento do circuito.
A prova de hoje foi abrilhantada com o paratleta Carlos Alberto “Beto”, atleta do Náutico Atlético Cearense, ACEA - Associação Cearense do Esporte Adaptado e da seleção paralímpica brasileira, recentemente ele conquistou medalha de ouro na prova dos 100m nado peito no Parapan-Americanos disputado em Guadalajara- México. Nosso amigo “Beto” simplesmente chegou na quinta colocação hoje, nadando apenas com um braço, imagine se ele tivesse os dois, mas ele não concorre com os demais atletas, então ele foi o grande vencedor na categoria PCD – Pessoas Com Deficiência e sem dúvida é um exemplo para todos nós.
Com a ausência do grande favorito para a prova, o já campeão do circuito com 108 pontos, o atleta Felipe Freitas do BNB Clube, sua ausência se deve ao fato do mesmo está em fase de “polimento” do seu treinamento, visando as disputas  para o Campeonato Brasileiro Sênior de Natação que será realizado no Rio de Janeiro no período de 14 a 18 deste mês.
Logo após o contorno da primeira bóia, formou-se um pequeno pelotão com Flávio Augusto da Aviação do Exército, Elígio Breno do Náutico, Madson Carvalho da Faculdade Católica do Ceará e Kal Aragão do Ideal Clube/K1 Sports numa bela disputa. Mas logo em seguida Kal Aragão passou a nadar sozinho entrando mais para o fundo, mas essa extratégia não funcionou e Kal viu a chance de subir no pódio ir por água à baixo, sem falar que deixou de marcar preciosos pontos na “luta” dos troféus no ranking geral do circuito. Então a disputa ficou mesmo entre Flávio, Elígio e Madson, eles travaram uma disputa emocionante durante todo o percurso da travessia, próximo da última bóia, o nadador Elígio Breno abriu um pouco e liderava a prova e mostrava disposição para vencer, mas cometeu um tremendo vacilo, e não contornou a bóia com o ombro esquerdo, quando se deu conta do erro, voltou para contornar a mesma e perdeu minutos preciosos que lhe custaram a vitória, ficando assim em terceiro lugar com 45min14s. Então a disputa ficou braçada a braçada entre Madson Carvalho e Flávio Augusto, os dois deram um belo sprint em direção a faixa de chegada, mas com uma diferença de 3 segundos a vitória ficou com Madson, que cravou 43min10s e em segundo ficou Flávio com 43min13s.
No feminino, tivemos a ausência da atleta Marina Santos do Náutico, que optou em não participar da travessia devido ao cansaço das disputas do campeonato cearense absoluto de natação, qua aconteceu quinta, sexta e sábado, mesmo assim levou o título do circuito de com 103 pontos. Já na prova de hoje, a vitória foi de ponta à ponta de Mirna Lorena do BNB Clube, mostrando que está em ótima fase, e cravou 53mim22s, mas ela deixou de lutar pelo título devido sua ausência na primeira etapa, dessa forma não recebeu os 10 pontos de bonificação para quem nada todas as etapas do ano. Em segundo ficou Alessandra Sanches da Academia Hedla Lopes com 55min34se em terceiro Viviane Barquete também da Academia Hedla Lopes que fez a prova em 1h01min42s.
Após essa última etapa, a FCDA apresenta os campeões cearenses de 2011, confira os rankings masculino e feminino:

RANKING FINAL MASCULINO
1º Lugar Geral Felipe Freitas (BNB Clube) 108 pontos
2º Lugar Geral Eligio Brendo (Náutico) 90 pontos
3º Lugar Geral Madson Carvalho (Faculdade Católica do Ceará) 75 pontos
4º Lugar Geral Flávio Augusto (Aviação do Exército) com 71 pontos
5º Lugar Geral Kal Aragão (Ideal Clube) com 65 pontos

RANKING FINAL FEMININO
1º Lugar Geral Marina Santos (Náutico Atlático Cearene) 103 pontos
2º Lugar Geral Maria Renata (Academia Hedla Lopes) 84 pontos
3º Lugar Geral Alessandra Sanches (Academia Hedla Lopes) com 81 pontos
4º Lugar Geral Mirna Lorena (BNB Clube) com 78 pontos
5º Lugar Geral Renata Cattony (Academia Hedla Lopes) com 43 pontos

A II Travessia Dragão do Mar contou com patrocínio da Água Mineral Nieta e Master & Mapurunga Contabil e contou com os apoios da Capitania dos Portos do Ceará, Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará, Iate Clube de Fortaleza, Blog Oficial das Águas Abertas, ASUP-CE Associação de Stand Up Paddle do Ceará, Jornal Diário do Nordeste e Blog Manobra Radical.

Do fundo do meu coração e em nome de toda FCDA, venho agradecer a todos que direta ou indiretamente colaboraram para o sucesso dessa temporada das maratonas aquáticas no nosso estado.

EM BREVE DIVULGAREMOS FOTOS DA TRAVESSIA.

Laércio Clayton Rodrigues
Diretor de Maratonas Aquáticas da FCDA

4 comentários:

  1. Parabéns Clayton pelo apoio e dedicação dada as travessias e introdução do Stand Up nas travessias. Feliz 2012.

    ResponderExcluir
  2. valeu Belarmino... senti sua falta hoje na travessia que vc tanto gosta, mas c certeza vc deve estar trabalhando ou fazendo algum curso em outra cidade. Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. A atleta Mirna não participou da primeira etapa de travessias (João Gentil) e até a ultima travessia tinha 51 pontos. Com sua vitória (que vale 27 pontos), a atleta soma 78 pontos.

    ResponderExcluir
  4. Ok, verificamos o equívoco e já está feita a Errata no ranking feminino. Por gentileza se identifique da próxima vez. Obrigado

    ResponderExcluir