sábado, 20 de julho de 2013

Poliana Okimoto e Ana Marcela no pódio

Na madrugada deste sábado, 20/07, pelo horário brasileiro, Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha abriram em grande estilo o Mundial dos Esportes Aquáticos para o Brasil. Poli ganhou a prata e Ana o bronze na prova de 5 quilômetros de maratonas aquáticas. Esta é primeira vez na história em que o país leva duas medalhas no mesmo pódio. A prova contou com 45 competidoras.
A disputa foi emocionante desde a largada. A americana Haley Anderson (56m34s2), vencedora da disputa e prata olímpica em Londres/2012, abriu grande distância na primeira metade da prova. Poliana, comendo a distância aos poucos, assumiu a liderança na metade da disputa. No final, Haley conseguiu se recuperar e venceu na batida de mão. O tempo de Poliana (56m34s4) ficou a dois centésimos da americana.
Poliana falou, "Estou muito feliz porque passei um ano muito complicado depois que não completei a prova nos Jogos Olímpicos de Londres. Fiquei preocupada também porque passei mal há dois dias, com uma intoxicação alimentar. Tanto que estávamos avaliando se era melhor desistir desta prova para poupar para as outras, mas fui melhorando e decidimos enfrentar. Sinto que estou voltando a competir bem e me recuperando como atleta."
Ana Marcela, campeã dos 25 quilômetros do Mundial de Xangai 2011 tem dificuldades na prova mais curta. Ela se posicionou bem atrás do primeiro pelotão e terminou a primeira metade em 12º lugar. Com um poder de reação impressionante, surpreendeu a todos e arrancou o bronze.
Ana disse que, "Era a prova mais difícil que eu tinha na competição. Imaginava que seria a minha pior colocação porque não consigo imprimir um ritmo bom desde o início. Estou muito surpresa com a medalha. Quando vi a grega (Mariana Lymperta) crescendo do meu lado, aí é que bateu uma aflição maior, mas consegui e começar com uma medalhinha já foi muito bom. Em 2011 a primeira prova foi a de 10 quilômetros, onde fiquei longe da vaga olímpica por uma posição, depois fui crescendo na competição e terminei com o ouro nos 25 (quilômetros). Se agora comecei com o bronze, espero que até a última prova venham outros resultados melhores."
Histórico das brasileiras nos 5km dos mundiais da FINA
Em 2011, na cidade chinesa de Xangai, Ana Marcela foi 7º lugar e Poliana, 11º. No Mundial anterior, em Roma/2009, Poliana conquistou o bronze nesta prova.
Fonte: site CBDA
Chegada emocionante decidida no toque. Foto: site uol
Poliana ficou bastante emocionada com a conquista. Foto: site uol
Pódio da prova dos 5k . A campeã Haley Anderson (EUA), Poliana Okimoto (BRA) em segundo e Ana Marcela (BRA) em terceiro. Foto: site paranhananet
Primeira vez que duas brasileiras sobem no pódio numa mesma prova em mundias da FINA. Foto: site globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário