quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O cearense Luiz Altamir é campeão e recordista brasileiro nas Olimpíadas Escolares

A relação do cearense Luiz Altamir Melo, 13 anos, com a natação vem de berço. Campeão e recordista na prova dos 100m borboleta nas Olimpíadas Escolares 2009, de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas, (58s45), o nadador é sinônimo de cumplicidade com o esporte. Ele deu as primeiras braçadas com apenas um mês de idade, incentivado pela mãe, que promoveu o contato precoce do bebê com as piscinas. Fruto de uma nova geração de nadadores, Luiz, que pertence a uma família de nadadores, se inspirou na mãe, Dina Lopes, ex-atleta vice-campeã brasileira dos 100m e 200m costas em 1979.
Outro exemplo para o nadador é a tia, Hedla Lopes, campeã brasileira infantil e mundial master, e primeira representante no eixo Norte-Nordeste a conquistar o direito de competir no Ironman no Havaí, no próximo dia 10 de outubro. Além da mãe e da tia, os primos Luiz Paulo Braga e Ana Claudia Braga nadaram nas Olimpíadas Universitárias, que aconteceram no mês passado, em Fortaleza.
Segundo o pai, Luiz Alexandre Melo, a receita do sucesso do filho está no "orgulho, satisfação e amor que ele dedica à natação". Para o pai de Luiz, Alexandre Melo, esses são os principais ingredientes para o sucesso do cearense nas piscinas. O garoto, é federado na Federação Cearense de Desportos Aquáticos pela Academia Hedla Lopes e também representa o Colégio Antares, de Fortaleza, recentemente faturou o título nacional infantil dos 200m borboleta, em Manaus, batendo o recorde brasileiro, com o tempo de 2m11s68. O garoto teve as primeiras aulas de natação com um ano de idade, e aos nove, começou a competir. Além da natação, ele praticou o judô por cinco anos, incentivado pelo pai. "A prática do judô deu a ele uma maior capacidade de concentração, além de ensinar a respeitar os adversários, um dos pilares do esporte", define Alexandre.
Fã de César Cielo, o grande sonho do menino prodígio é disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016. "Minha vontade é representar o Brasil em 2016. Se for no Rio, será uma motivação ainda maior", planeja. Já o pai é menos reticente nas declarações quanto ao futuro de Luiz. "Meu filho vai disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016 e vai ganhar medalha!", afirma o Luiz mais velho. Além de talentoso, o atleta também é um exemplo de fair play. O deslize do nadador americano Michael Phelps, flagrado com substâncias proibidas após os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, custou-lhe a vaga na galeria de ídolos de Luiz Altamir. O episódio acabou decepcionando o jovem cearense. Mesmo assim, ele continua usando uma touca de natação com a bandeira americana e com o nome de Phelps estampado nela.
Na final dos 100m borboleta nas Olimpíadas Escolares 2009, Luiz superou Felipe Lobato (RJ) e Jackson Júnior (MG), prata e bronze,m respectivamente. Neste domingo, dia 13, Luiz ainda tem chances de medalha nos 50m borboleta e dos 100m livre.
As Olimpíadas Escolares 2009, de 12 a 14 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário