sábado, 10 de outubro de 2009

CIRCUITO DAS ÁGUAS - I TRAVESSIA DE FORTIM-CE (600m e 1,5km)

O Projeto Circuito das Águas da Secretaria do Esporte (Sesporte) do Governo do Estado do Ceará, tem finalidade de proporcionar práticas de atividades esportivas e de lazer para moradores do interior do Ceará, utilizando a praia, o mar, os rios e açudes do próprio Estado. O evento atinge diversos objetivos paralelos como o melhoramento da consciência de preservação ambiental e a difusão do turismo e do comércio no interior.
Dia 24 de outubro, o Circuito desembarca no município de Fortim (distante 116km de Fortaleza, 319km de Natal-RN e 439km de João Pessoa-PB), onde serão realizados várias disputas nas seguintes modalidades:

- Natação em Águas Abertas "I Travessia de Fortim (600m e 1,5km)";
- Regata de Windsurf;
- Regate de Bateras;
- Beach Soccer;
- Skate;
- Xadrez.

OBS: * O evento disponibilizará ônibus e hospedagem para todos os atletas participantes.
* Em breve Ficha de Inscrição e mais informações da Travessia.
* A arbitragem da Travessia será da FCDA - Federação Cearense de Desportos Aquáticos.
Sobre Fortim:
- O município de Fortim-CE têm 13.316 habitantes (dados de 2004). Para chegar, o acesso é feito pela CE-040. O município recebeu este nome em homenagem ao forte contruído no local. A expedição de Pero Coelho de Souza, em 1603, deixou como lembrança histórica o forte Nova Lisboa ou Nova Lusitânia.
- A I Travessia de Fortim será realizada na Praia do Pontal de Maceió, também conhecida como Canto da Barra, a competição irá acontecer no delta do famoso Rio Jaguaribe, onde ele deságua no mar.
- O Rio Jaguaribe é um rio que banha o estado do Ceará. Jaguaribe (jaguar-y-pe) vem do tupi-guarani e significa rio das onças. No rio Jaguaribe foram construídos dois grandes açudes: o Orós e O Castanhão. É o maior curso de água do território cearense com 610 km de extensão.
- Os principais pontos turísticos de Fortim são:
Atrativos Naturais
Rio Jaguaribe, Riacho Umburana, Preá, Rio Piranji, Lagoa do Serrote.
Praias
Praia do Pontal de Maceió (ou Canto da Barra), Praia do Fortim, Praia da Barraduna.

Entrada para Fortim vindo de Fortaleza pela CE-040.

Praia do Pontal de Maceió, também conhecida como Canto da Barra.

Rio Jaguaribe desaguando no mar.

Rio Jaguaribe.

Praia do Pontal de Maceió (ou Canto da Barra) lá ao fundo da foto.

Ao fundo no lado direito os dois Bares que servirão de apoio.

Um comentário:

  1. meus parabens ao governo do estado do ceara e principalmente á organização que fez muito bem e deu de conta de tudo então espero que tenha outras vezes pois foi muito proveitoso e divertido e que lembre mais do nosso lindo Fortim que pouco é valorizado, afinal parabens

    ResponderExcluir