quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Circuito das Águas - 2010

O Projeto Circuito das Águas da Secretaria do Esporte do Governo do Estado do Ceará, promoverá nos dias 29, 30 e 31 de janeiro a primeira etapa deste projeto, e o circuito começará pelo município de Varjota.
Localizada à 297 km da capital, Varjota receberá várias modalidades esportivas, dentre elas a Maratona Aquática, onde no domingo (31) acontecerá uma Travessia no Açude Araras.
A prova terá a participação apenas dos moradores da região.

Sobre o local da prova:
Açude Araras ou Açude Paulo Sarasate.
Esta construído sobre o leito do rio Acaraú entre os municípios de Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e santa Quitéria a cerca de 315 km da cidade de Fortaleza. Sua capacidade é de 1.000.000.000 m³, o que o coloca como o quarto maior reservatório de água do Ceará. A sua bacia hidrográfica cobre uma área de 3.520 km² As obras de construção foram concluídas em 1958 pelo DNOCS. Tem como finalidades a perenização e controle das cheias do rio Acaraú, a irrigação de 14.000 ha nas várzeas do mesmo rio, a piscicultura e o aproveitamento de culturas na área de montante. Sangrou pela última vez na estação chuvosa de 2009.
Os estudos de projeto tiveram início no ano de 1920 e, após uma série de paralisações, foram concluídos no ano de 1938. Posteriormente foi projetada e construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, com a consultoria da Cementation do Brasil S.A. - Engenharia Geral.
As obras civis foram iniciadas em 1951 , como atividade de emergência e assistencial. No ano de 1953 começou-se a construção da barragem auxiliar e, em 1956, a construção da barragem principal, que foi concluída no ano de 1958.
Aproveitamento das águas:
- Perenização e controle das cheias do Rio Acaraú, além abastecimento d´água das cidades de Varjota, Ipu, Hidrolândia e Pires Ferreira;
- Irrigação de 14 mil hectares nas várzeas do Acaraú e no Prímetro Irrigado Araras-Norte;
- Geração de 6 mil watts de energia, piscicultura e aproveitamento de culturas à montante.

Fonte: Site Wikipédia.

Um comentário:

  1. Mais um ponto positivo para o Governo do Estado do Ceará. O Circuito das Águas tem a finalidade de promover a prática de atividades esportivas e de lazer para moradores do interior do Ceará, utilizando os mananciais de rios do Estado!

    ResponderExcluir