quinta-feira, 21 de julho de 2011

CIELO É ADVERTIDO E NADA O MUNDIAL

Cesar Cielo está liberado para disputar o Mundial de Esportes Aquáticos e os Jogos Olímpicos de Londres-2012. A rigorosa CAS (Corte Arbitral do Esporte) acatou nesta quinta-feira a pena mínima determinada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e apenas advertiu o nadador brasileiro flagrado em exame antidoping, negando o pedido(*) feito pela Fina de suspensão por três meses. Após 21 dias de crise e silêncio, o campeão olímpico alcança um desfecho favorável.
(*) A FINA havia recomendado três meses de suspensão para os nadadores e um ano para Waked. Segundo a nota oficial divulgada nesta quinta-feira,  "os atletas explicaram que a furosemida foi originada da contaminação de um complemento alimentar à base de cafeína, que eles utilizam regularmente com prescrição médica", diz no comunicado.
Nesta quinta-feira uma comissão da CAS formada pelo canadense Alan Sullivan, o suíço Olivier Carrard e o norte-americano Jeffrey Benz  decidiu manter apenas as advertências a Cesar Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas Santos, enquanto Vinícius Waked, reincidente, acabou sendo o único sancionado pelo órgão e recebeu a suspensão de um ano das competições.
A corte acelerou o processo a pedido de ambas as partes e encerrou o caso nesta quinta-feira. A decisão é em instância final na esfera esportiva. A única alternativa para barrar a sentença é recorrer ao Tribunal Federal Suíço, que pode apenas anular todo o julgamento ou manter sua validade – que não deve ocorrer.
No dia 1º de julho, os nadadores brasileiros Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinícius Waked receberam apenas uma advertência após terem sido flagrados em exame antidoping com a substância Furosemida, um diurético. A alegação dos nadadores foi a contaminação em laboratório de suplementos de cafeína, justificativa aceita pela CBDA e agora também pela CAS, que negou o pedido da Fina por uma suspensão maior.
Como já havia sido suspenso por doping em fevereiro de 2010, Vinicius Waked acabou não tendo a mesma decisão dos outros nadadores e pela reincidência ficará um ano sem poder competir.
VAMOS EM FRENTE CESÃO!!!
Aqui Cielo, os demais nadadores, seu técnico e seu advogado, o norte-americano Howard Jacobs, especialista em graves casos de doping no esporte, indo encarar a audiência do seu julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS)
Cielo chegando para mais um treino em Shanghai

Fonte: site UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário