quarta-feira, 27 de julho de 2011

TRAVESSIA COMPLICADA EM RIO DAS OSTRAS-RJ

Acompanhem o vídeo da matéria que foi apresentada no Fantástico (Rede Globo) deste domingo (24).
Meu pocisionamento sobre o ocorrido:
Conheci o Prof. Eduardo Thompson , um dos organizadores desta prova que aparece no vídeo, em 1999, na ocasião o mesmo promoveu e foi Árbitro Geral numa travessia aqui em Fortaleza, foi a Travessia do Hemoce, que teve a largada no Iate Clube e a chegada na praia do Náutico, a prova foi avulsa, não perteceu ao calendário da FCDA - Federação Cearense de Desportos Aquáticos, eu atuei como Árbitro Auxiliar do Árbitro Geral.
A travessia da matéria do Fantástico foi a XV Travessia ILHA 30 RÉIS 3,5km, realizada na praia do Centro no município de Rio das Ostras-RJ (informação que a matéria do Fantástico não apresentou). Sobre a questão do número da bóia ser "2", sendo a primeira bóia do percurso, não foi o determinante para complicar a vida dos nadadores, pois o arbitro geral no briefing antes da largada, pode explicar que a bóia está com o número "2", mas que ela é a primeira bóia da prova. Muitas das vezes não se tem uma bóia com a numeração na sequência correta, pois em muitos casos (como é o nosso caso aqui, no estado do Ceará) pegamos bóias emprestadas no Iate Clube de Fortaleza e tb na Federação de Vela e Motor do Ceará para fazermos nossas travessias. 
Ao meu ver, a prova teve falta de sorte nos quesitos:
- Barco de apoio quebrar durante a prova, e barco sem âncora;
- Mar revolto e com correnteza no dia da prova.
E conforme a matéria, teve as seguintes falhas:
- Apenas um barco de apoio numa prova relativamente grande;
- Poucos guarda-vidas na água.
O que me intriga é que o Prof.  Eduardo juntamente com a Mônica foram os fundadores da ONG FABERJ - Fazendo Águas Abertas no Estado do Rio de Janeiro, confira o site desta organização localizada em Rio das Ostras-RJ http://www.faberj.org.br/ , pois o mesmo é um dos incentivadores e percursores da natação em águas abertas no Rio de Janeiro, enfim ele têm muita experiência no assunto, até a federação carioca FARJ - Federação Aquática do Rio de Janeiro, deixou muitas vezes o circuito carioca à cargo dele, enfim, achei muito estranho os problemas desta travessia apresentada na matéria do Fantástico. Vários eventos grandiosos e com sucesso foram organizados pelo própio Prof. Eduardo, mas nunca saiu uma notinha sequer na mídia, e quando aparece um problema desse é noticiado logo no Fantástico! Isso é coisa da mídia nacional meus amigos, não estou aqui defendendo o Prof. Eduardo & Cia, eles são os responsáveis SIM pelos problemas e falhas acontecidas, mas estou me referindo ao fato da mídia ter colocado em horário nobre e bem no programa onde o espaço é o mais caro da televisão brasileira, no caso o programa Fantástico da Rede Globo.
O Blog agradece ao amigo, professor e nadador de águas abertas Marcelo Teixeira pela indicação do vídeo.

          Matéria apresentada no programa Fantástico da Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário