terça-feira, 6 de junho de 2017

1° UNIPÊ na Praia

Foi realizado no domingo (4/Jun) na praia do Cabo Branco o 1° UNIPÊ na Praia, o evento contou a participação de cerca de 170 atletas, que foram distribuídos em três atividades distintas, duas travessias de natação em águas abertas, 1.000m/500m e um circuito com exercícios funcionais em terra associados a com exercícios de hidroginástica no mar, essa prova foi realizada em duplas, podendo ser masculinas, femininas ou mistas (homem e mulher).
Estrutura do evento. Foto Divulgação.
A organização do evento ficou por conta dos acadêmicos do curso de Bacharelado de Educação Física da UNIPÊ – Centro Universitário de João Pessoa, distribuídos da seguinte forma, a turma do P3 Noite organizou as travessias e a turma P3 Tarde o circuito de exercícios funcionais com hidroginástica. Tudo sob supervisão e orientação da professora Silvana Nóbrega da disciplina Atividades Aquáticas 2.

“O objetivo dos eventos é colocar todos os conteúdos da disciplina em prática. Os alunos serão os árbitros das competições e, para isso, terão que entender das regras de cada estilo”, explicou a orientadora da disciplina, profa. Silvana Nóbrega. “Toda a organização do evento também fica sob a responsabilidade deles, desde a montagem do regulamento, inscrição e artes até a estrutura”, acrescentou.
Da esquerda para a direita: Aluno Eduardo Silva (Coordenador - P3 Noite); Silvana Gomes (Profa. da disciplina - Atividades Aquáticas 2 e supervisora do evento); Tenente BM Alessandro Carneiro (Coordenador da equipe de salvamento),  aluno Rayslan (Coordenador - P3 Tarde). Foto Divulgação.
Confira abaixo, a classificação final após as disputas:

Travessia de 500m - Feminino  
Travessia de 500m - Masculino
1° - Ana de Lourdes
2°- Larissa Lucena
3° - Leticia Guimarães
4° - Roberta Silva
5° - Fernanda Rosa
1°- Ryan Paulo
2°- Cristiano Moreira
3°- Cauby da Costa
4°- Valdemir da Silva
5°- Pedro Paulo

Travessia de 1000m - Feminino
Travessia de 1000m - Masculino
1° - Juliana Felipe
2° - Ana Gabriella Lucena
3° - Valeska Borges
4° - Raquel Jerônimo
5° - Jullielma de Brito
1°- Remílson Honorato
2°- Leandro Andrade
3°- Marcelo De Sant'Ana
4°- Romero Dantas
5°- Luiz Andrade

Circuito de Hidroginástica
Dupla campeã:
Marcelo De Sant'Ana
Romero Dantas

Pódio geral da Travessia de 1000m masculino: 1°- Remílson Honorato, 2°- Leandro Andrade,
3°- Marcelo De Sant'Ana, 4°- Romero Dantas e 5°- Luiz Andrade. Foto Divulgação.
Dupla campeã do Circuito de Hidroginástica: Marcelo De Sant'Ana & Romero Dantas. Foto Divulgação.
O evento cumpriu com o que determina as regras da FINA - Federação Internacional de Natação para a modalidade olímpica - Maratona Aquática, colocando toda infraestrutura para uma prova dessa natureza, como: segurança aquática, que foi feita pelo Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba que disponibilizou dois jets sky e uma equipe de salva vidas com pranchões  na água; ambulância em terra a disposição dos atletas durante todo o evento; e foi disponibilizado uma mesa de hidratação com água mineral, bebida isotônica e frutas para os atletas após a chegada das provas. 
O 1° UNIPÊ na Praia contou com o patrocínio da Kactus Bolos Oficial, Marcelo Teotônio Graphic Designer, Rádio CBN, Franciléa Oliveira – Nutricionista Clínica e Esportiva, Ironage Isotônico, Tranças com Kalluh Saccoãni, Loyola Produções e Eventos, El Shaday – Peças e Serviços Automotivos e Unitruck – Tacógrafo.

OPINIÃO DO BLOG
Iniciativas como essa do UNIPÊ/Profa. Silvana Gomes/Acadêmicos do P3 Noite e P3 Tarde, é que fazem as maratonas aquáticas crescerem cada vez na nossa cidade, mostrando que a Paraíba está no caminho certo no desenvolvimento dessa modalidade olímpica. Seria interessante que a FEAP - Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba desenvolvesse o circuito paraibano com no mínimo três etapas ao longo do ano, ficando uma etapa como descarte para cada atleta, dessa forma entraria apenas para o somatório da pontuação do ranking seus dois melhores resultados dentre as três etapas. É praticamente impossível conciliar as datas de vários eventos que envolvem competições de natação e maratonas aquáticas, pois todo maratonista aquático também é um atleta de natação, o mesmo representa um Clube/Academia ou uma Instituição e precisa participar de provas na piscina e no mar, observamos isso com nossos atletas olímpicos e também com atletas estaduais, podemos citar o caso do paraibano Átila Brandão, nadador federado pela Acqua R1/Cabo Branco, o mesmo não participou da Travessia Batalha Naval do Riachuelo, pois precisou representar seu clube no Torneio Nordeste de Clubes Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior de Natação – Troféu Sérgio Silva em evento realizado na cidade de Natal-RN, tudo bem que essa travessia não tem a chancela da FEAP, mas digamos que ela tivesse? Além disso, existe a possibilidade do atleta contrair uma enfermidade, tipo uma forte gripe e ficar impossibilitado de competir uma etapa, por tudo isso e outras situações é que a figura do descarte de uma etapa dentro de um circuito é muito bem vinda, mas para isso o circuito precisa ter no mínimo três etapas. Também é interessante a divulgação da pontuação do ranking por parte da federação etapa a etapa, isso deixa os atletas mais envolvidos com o esporte e com a própria federação, sem falar que a grande maioria  dos atletas gostam de ver seu nome na internet e acompanhar seu desenvolvimento no ranking ao longo do ano. O título de campeão paraibano de qualquer modalidade esportiva é muito importante para o currículo esportivo de um atleta, esse título lhe dar “bala na agulha” na busca por patrocínios e apoios, além da possibilidade de pleitear algum projeto do tipo Bolsa Atleta estadual etc, obviamente quando o momento é favorável para o governo estadual disponibilizar tal ajuda para seus atletas.

Confira abaixo mais imagens do evento:
A manhã cinza ganhou cores e vida na praia do Cabo Branco. Foto Divulgação.

Atletas na concentração para as provas. Foto Divulgação.

O aquecimento dos atletas ficou por conta dos acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física,
tendo supervisão presencial da Profa. Silvana Gomes. Foto Divulgação.

Largada da prova - momento de muita adrenalina para os atletas. Foto Divulgação.

Dupla em ação durante o circuito de exercícios funcionais em conjunto com a hidroginástica. Foto Divulgação. 


Turma do P3 Noite, organizadora da travessia. Foto Divulgação.


Turma do P3 Tarde, organizadora do circuito da hidroginástica com exercícios funcionais em terra.
Foto Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário