sexta-feira, 30 de junho de 2017

Luiz Lima confirma favoritismo e vence em Fortaleza

A terceira etapa da IV Copa do Brasil de Maratonas Aquáticas da CBDA, que aconteceu no último domingo (25) em Fortaleza-Ceará, foi marcada pela disputa incrível envolvendo o carioca, Luiz Lima, ex-atleta olímpico de natação (Atlanta 1996 e Sidney 2000) e o brasiliense radicado na Paraíba desde 2010, Átila Brandão, campeão das categorias 20-24 anos e sênior da Copa do Brasil de Maratonas Aquáticas de 2015. 
 
Concentração para o brienfing. Foto: FCDA.
Considerado o homem a ser batido em qualquer travessia que dispute em território nacional, Luiz Lima, foi campeão Pan-americano de 5km e 10km em 2006, ano em que também sagrou-se campeão brasileiro de maratonas aquáticas de 5km, pentacampeão da famosa Travessia dos Fortes (2002 a 2006), entre outros títulos. Ele mostrou que continua em plena forma de campeão, mesmo completando 40 anos em dezembro desse ano. Superou os outros 75 atletas de todas as categorias, mas não conseguiu se livrar da sombra do “tubarão paraibano” durante toda a prova, e venceu Átila Brandão por apenas 01 segundo. A terceira colocação ficou com o cearense Wesley Matos (Náutico Atlético Cearense).

Vindo de duas vitórias consecutivas, na primeira e segunda etapa desse circuito nacional, Luiz Lima (Esporte Clube LL Gladiadores), confirmou a boa fase e vence também a terceira etapa. Ele costuma a subir no lugar mais alto do pódio na cidade dos verdes mares, como é conhecida Fortaleza, venceu a etapa do campeonato brasileiro de maratonas aquáticas em 2006, onde vinha de três vitórias consecutivas e terminou o ano como campeão brasileiro da modalidade, em 2010 foi convidado para participar da primeira etapa do circuito cearense da FCDA e venceu a I Maratona Aquática de Fortaleza, uma prova organizada pela K1 Sports do nosso amigo em comum, o nadador  Kal Aragão, a única exceção foi em 2015, onde sua passagem pela cidade lhe rendeu um segundo lugar na prova Sprint 1km do evento Rei e Rainha do Mar realizado no Ceará.
 
Largada. Foto: FCDA.
Confira como foi a eletrizante disputa, através do relato do atleta Átila Brandão, exclusivo para o Blog do Clube Águas Abertas: “A prova começou forte, com Wesley Matos puxando um pelotão nos primeiros 400m, tendo Luiz Lima, eu e acho que o Bruno Ciampi também, mas já na primeira bóia, Luiz Lima e eu contornamos na frente dos demais. No decorrer da prova, o Luiz Lima e eu ficamos revezando a liderança, mas a grande parte do percurso nadamos lado a lado.  Aí faltando uns 900m para a chegada, o Luiz deu um sprint, querendo desgarrar de mim, mas eu “abracei a causa” e também imprimi um ritmo forte e chegamos lado a lado até o toque no pórtico da chegada. A disputa foi show! Adquiri mais experiência. Nadar com Luiz é uma satisfação pra mim. Aprendi com ele a cada braçada.”


O nadador Átila Brandão, iniciou sua carreira nessa modalidade olímpica – Maratona Aquática em 2014, onde sagrou-se campeão geral de duas travessias: Batalha Naval do Riachuelo e a Dia do Marinheiro, ambas realizadas em João Pessoa, em 2015 vieram os títulos de campeão em duas categorias, 20-24 anos e a sênior da Copa do Brasil de Maratonas Aquáticas, ainda em 2015 foi o campeão das provas, Classic 2km e Sprint 1km, ambas do evento Rei e Rainha do Mar realizado na cidade maravilhosa, e em 2016 sagrou-se campeão do circuito Copa Natal Hammerhead realizado na cidade de Natal-RN. Esse ano de 2017, Átila virou atleta profissional e tem como objetivo, a disputa do Campeonato Brasileiro na distância olímpica de 10km. O “tubarão paraibano” pretende estrear nesse tipo de prova na quarta etapa do XXII Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas da CBDA, que será realizado no dia 17 de setembro na cidade de Brasília-DF.
Átila Brandão, representa o Esporte Clube Cabo Branco/AcquaR1 de João Pessoa-Paraíba, sua técnica nas maratonas aquáticas é Valéria Menegaz, o atleta conta com o apoio da Hammerhead, Acqua R1 e Academia R1 Body Center.

Entre as mulheres, a vitória foi de Sophie Monginet (Círculo Militar de São Paulo), ela está se consolidando no circuito, a mesma vem de uma vitória na segunda etapa e um segundo lugar na primeira, a segunda colocação em Fortaleza foi de Priscila Lira (Botafogo-RJ) e em terceiro Eloiza Oliveira (Nikita Natação/Clube Português do Recife).

Resultado geral via site da CBDA:
MASCULINO
Luiz Lima
LL Gladiadores-RJ
1h01min24s00
Átila Brandão
Cabo Branco/AcquaR1-PB
1h01min25s00
Wesley Matos
Náutico AC-CE
1h01min57s00

FEMININO
SophieMonginet
Círculo Militar-SP
1h11min19s00
Priscila Lira
Botafogo FC-RJ
1h17min45s00
Eloiza Oliveira
Nikita Natação/CPR-PE
1h17min51s00

Clique no link para conferir o resultado completo:
http://www.cbda.org.br/cbda/maratonas/evento/420/iv-copa-brasil-3-ordf-etapa-fortaleza


A quarta etapa do XXII Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), teve como patrocinadores: Correios – Patrocinador Oficial, Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte - Governo Federal, Estácio, Myrtha Pools e foi organizada pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA).

Confira belas imagens da travessia em Fortaleza:
Atletas indo para o alinhamento para a largada. Foto: FCDA
Início de prova. Foto: FCDA.
Átila Brandão no toque da chegada, ficando apenas 01 segundo atrás
do veterano campeão Luiz Lima. Foto: FCDA.
Cearenses que fizeram bonito na prova. Da esquerda para direita:
Thiago Macedo (Sharks), Kal Aragão (BNB) e Wesley Matos (NAC). Foto: FCDA.
O "tubarão paraibano", Átila Brandão e sua técnica Valéria Menegaz. Foto: FCDA.
Olha o "passarinho" com Tatiana Leite Maciel e a turma do VemNadar. Foto: FCDA. 
Alegria de Luiz Lima e sua equipe LL Gladiadores. Foto: FCDA.
Exemplos. Foto: FCDA.
Não é nadar por nadar, é nadar para viver mais e melhor. Foto: FCDA.
Alegria de servir. Foto: FCDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário