sábado, 30 de julho de 2011

CIELO É BI-MUNDIAL NOS 50M LIVRE

Supremacia mundial em se tratando de velocidade
 Cielo leva os 50m Livre e sagra-se bi-mundial nessa prova, mostrando ao mundo que realmente ele é o nadador mais rápido do planete desde 2008. 
Cielo fez 21s52 - bem à frente do segundo colocado, o italiano Lucca Dotto, que fez 21s90, o terceiro foi o francês Alain Bernard com a marca de 21s92. A revelação brasileira Bruno Fratus terminou a prova na quinta colocação com a marca de 21s96, uma excelente colocação para seu primerio mundial, Fratus mostra que véio pra ficar também e promete um bom desempenho ano que vêm nas olimpíadas de Londres.

Veja as frases que Cielo falou após a conquista do bi-mundial:
Aqui  foi um desabafo: 
"Agora sim. Essa semana foi um desafio acho que nunca visto na natação do Brasil, talvez até na natação mundial, de estar superando uma coisa assim (polêmica do doping)".
Sobre o dever cumprido:
“Sou campeão olímpico e o atual campeão mundial, por isso fiquei extremamente feliz com o resultado. As duas medalhas de ouro e o quarto lugar [nos 100m livres]  são resultados melhores do que os que eu imaginava há duas semanas. Sinto-me mais forte agora”.
"O tempo todo é diferente, acho que não é só a sensação de bater na frente. Desde a hora em que você acorda. Os 50 borboleta foi uma prova mais tensa, uma prova em que eu não tenho experiência, então estava com medo de sair nadando muito rápido, nunca tinha nadado essa prova em campeonato internacional. E os 50 livre é uma prova que eu nado dormindo, se precisar"
Sobre a prova: 
"Não ter o Fred Bousquet (francês, eliminado surpreendentemente na eliminatória) deixou a prova muito mais tranquila mesmo. Na verdade o que mais tinha me assustado foi o tempo do (Bruno) Fratus na semifinal (21s76). Foi um cenário bem mais relaxado (do que os 50 m borboleta)".
"A confiança que eu tenho de olhar pro fundo, saber qual a metragem que eu estou, se eu vou conseguir passar sem respirar, é uma preocupação que eu nem tenho. Hoje (sábado) foi uma prova bem mais tranquila"
Sobre a superação: 
"Lógico que tem alguns momentos em que eu tive orgulho, como a medalha de ouro olímpica e o Mundial, mas essa é o orgulho de ter conseguido superar um negócio que eu nunca imaginei, nunca pensei que fosse chegar a um estado desses."
 Sobre o acreditar:
"Espero que isso sirva não só para a natação, mas para qualquer pessoa que acompanhe a minha carreira, acompanhe o esporte. A gente tem uma mentalidade no Brasil de aceitar as coisas um pouquinho, de abaixar a cabeça"
"Essas duas medalhas de ouro estão com um peso maior do que todas as outras que eu tenho na minha coleção"

Agora Cesar Cielo está com 4 medalhas em mundiais de natação, e as 4 de ouro, nos 50 e 100m Livres de Romas 2009 e agora em Shanghai nos 50m Borboleta e agora nos 50m Livre, onde foi bi-campeão. Anteriormente nosso maior medalhistas em mundiais era Gustavo Borges, com 2 medalhas de bronze, nos 100m Livre e no revezamento 4x100m Livre, conquistado em Roma no ano de 1994.
Mas nosso campeão falou que quer aumentar o seu número de medalhas ainda, o mesmo fechará sua participação no Mundial integrando o revezamento 4x100m Medley do Brasil, que terá classificação na noite de sábado (30/7), a partir das 22 horas (horário de Brasília).




quinta-feira, 28 de julho de 2011

ÁGUAS ABERTAS E GOLFINHOS, TUDO HAVER


Aqui você nada com golfinhos numa praia...


...e aqui você surfa de standup paddle com eles.

NEM THIAGO E NEM CIELO

Sobre os 200m Medley de Thiago Pereira:
Infelizmente Thiago Pereira não conseguiu conquistar uma medalha em mundiais da FINA em piscina longa (olímpica, 50m), aí você pode se perguntar, mas o cara é o Rei da FINA em piscina curta (semi-olímpica, 25m), mas não esqueçam meus amigos, nas etapas da Copa do Mundo de natação da FINA de piscina curta, os grandes nomes da natação mundial não particiapam efetivamente, vão só em algumas etapas para dar o ar da graça, diferentemente dos Jogos Olímpicos, disputado de 4 em 4 anos, e dos mundiais dos esportes aquáticos, esse disputado de 2 em 2 anos, ambos são utilizados piscinas longas (olímpicas, 50m), aí sim, nessas duas competições sempre vão a nata do esporte, e nelas nosso grande nadador Thiago Pereira não consegue chegar no pódio.
Então obtivemos  a prova dos 200m Medley da seguinte maneira, o norte-americano Ryan Lochte ficou com a medalha de ouro e estabeleu novo recorde mundial nos 200 metros medley com 1:54.00 no Mundial de Natação, em Xangai, nesta quinta-feira. O nadador deixou para trás o compatriota Michael Phelps, que levou a prata com um tempo de 1:54.16. O brasileiro Thiago Pereira ficou na sexta colocação, com 1:59.00, ontem, quarta-feira, Thiago havia feito o melhor tempo nas eliminatórias, com 1:57.82, mas final é final né amigos.

Sobre os 100m Livre de Cesar Cielo:
Cielo defendia o título e tentava ser bi-campeão mundial da prova mais nobre da natação mundial, virou na frente nos 50m e liderou grande parte da prova, o brasileiro foi superado pelo australiano James Magnussen, que ficou com o ouro, e por mais dois atletas na batida de mão. Por um centésimo, Cielo ficou fora do pódio.
Magnussen, que pode ser considerado o grande destaque da velocidade neste Mundial, fechou a prova com três décimos de vantagem para o segundo colocado. Ele cravou o tempo de 47s63 e faturou sua segunda medalha de ouro em Xangai. A primeira havia sido no revezamento 4x100m livre. A segunda posição ficou com Brent Hayden (CAN), que fechou em 47s95.
William Meynard, da França, foi o grande responsável por deixar Cielo sem medalhas. Na batida de mão, ele travou o cronômetro em 48s cravados, enquanto o brasileiro fez 48s01.
Cielo agora se concentra para os 50m livre, prova que ele também é um favoritos.

POLÊMICA DA VITÓRIA DE FELIPE FRANÇA

Imagens por baixo d'água, do momento da chegada mostra que Felipe França fez um movimento NÃO permitido na regra do nado Peito. Confira no link abaixo
 http://sportv.globo.com/videos/ta-na-area/v/sportv/1578260/
Mas se analisarmos a prova por baixo d'água de todos os 8 finalistas, vamos ver que todos fazem movimentos não permitidos, confira, clicando no link  http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CD1In4G1E88

NOTA DO BLOG: Tá na hora de modificar a regra do nado peito e acabar com essa palhaçada.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

FELIPE FRANÇA É OURO NOS 50M PEITO

O brasileiro Felipe França conquistou a medalha de ouro na final dos 50 m peito nesta quarta-feira no Mundial de Xangai, superando o sul-africano Cameron van der Burgh, recordista mundial da prova. É o terceiro ouro do Brasil na competição. Felipe fez o tempo de 27s01 e comemorou muito o triunfo.
Confira o resumo da carreira deste nadador:
Em 2009, em Roma, foi vice campeão mundial em piscina longa, neste mesmo ano foi recordista mundial. Campeão do Pan Pacífico em 2010, líder do ranking mundial de 2010, campeão mundial de curta em Dubai. Felipe completa o ciclo se sagrando no maior nadador dos 50 metros nado peito ao conquistar o ouro em Shanghai na China.
No ano passado, no Mundial de piscina curta, ele comemorou o ouro triunfando novamente sobre Van der Burgh. Mas nesta quarta ele pôde vibrar com a principal conquista de sua carreira
Felipe França ainda se vingou de Van der Burgh, campeão mundial em 2009. Nesta quarta-feira, o sul-africano, que havia registrado a melhor marca do ano nas semifinais, chegou apenas em terceiro lugar, com 27s19. A medalha de prata ficou com o italiano Fabio Scozzoli, que completou a prova em 27s17.
França tem 24 anos, 1,86m, 90 kg e nada pelo Pinheiros. Sua meta, agora, é alcançar um bom desempenho nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, e, principalmente, brilhar nas Olimpíadas.
Ele esteve nos Jogos de Pequim, em 2008, chegando como o segundo melhor nadador brasileiro dos 100 m peito (os 50 m peito não estão no programa olímpico), mas não conseguiu passar das eliminatórias.
O Brasil, agora, já totaliza três títulos em Xangai. O primeiro ouro foi de Ana Marcela Cunha, vencedora da maratona aquática de 25 km. Na última segunda, Cesar Cielo entrou para o grupo ao levar a melhor nos 50 m borboleta.
Vibrando após confirir o placar eletrônico
Aqui vibrando muito com sua conquista
No pódio
Mostrando sua medalha de ouro
Fonte: site UOL

TRAVESSIA COMPLICADA EM RIO DAS OSTRAS-RJ

Acompanhem o vídeo da matéria que foi apresentada no Fantástico (Rede Globo) deste domingo (24).
Meu pocisionamento sobre o ocorrido:
Conheci o Prof. Eduardo Thompson , um dos organizadores desta prova que aparece no vídeo, em 1999, na ocasião o mesmo promoveu e foi Árbitro Geral numa travessia aqui em Fortaleza, foi a Travessia do Hemoce, que teve a largada no Iate Clube e a chegada na praia do Náutico, a prova foi avulsa, não perteceu ao calendário da FCDA - Federação Cearense de Desportos Aquáticos, eu atuei como Árbitro Auxiliar do Árbitro Geral.
A travessia da matéria do Fantástico foi a XV Travessia ILHA 30 RÉIS 3,5km, realizada na praia do Centro no município de Rio das Ostras-RJ (informação que a matéria do Fantástico não apresentou). Sobre a questão do número da bóia ser "2", sendo a primeira bóia do percurso, não foi o determinante para complicar a vida dos nadadores, pois o arbitro geral no briefing antes da largada, pode explicar que a bóia está com o número "2", mas que ela é a primeira bóia da prova. Muitas das vezes não se tem uma bóia com a numeração na sequência correta, pois em muitos casos (como é o nosso caso aqui, no estado do Ceará) pegamos bóias emprestadas no Iate Clube de Fortaleza e tb na Federação de Vela e Motor do Ceará para fazermos nossas travessias. 
Ao meu ver, a prova teve falta de sorte nos quesitos:
- Barco de apoio quebrar durante a prova, e barco sem âncora;
- Mar revolto e com correnteza no dia da prova.
E conforme a matéria, teve as seguintes falhas:
- Apenas um barco de apoio numa prova relativamente grande;
- Poucos guarda-vidas na água.
O que me intriga é que o Prof.  Eduardo juntamente com a Mônica foram os fundadores da ONG FABERJ - Fazendo Águas Abertas no Estado do Rio de Janeiro, confira o site desta organização localizada em Rio das Ostras-RJ http://www.faberj.org.br/ , pois o mesmo é um dos incentivadores e percursores da natação em águas abertas no Rio de Janeiro, enfim ele têm muita experiência no assunto, até a federação carioca FARJ - Federação Aquática do Rio de Janeiro, deixou muitas vezes o circuito carioca à cargo dele, enfim, achei muito estranho os problemas desta travessia apresentada na matéria do Fantástico. Vários eventos grandiosos e com sucesso foram organizados pelo própio Prof. Eduardo, mas nunca saiu uma notinha sequer na mídia, e quando aparece um problema desse é noticiado logo no Fantástico! Isso é coisa da mídia nacional meus amigos, não estou aqui defendendo o Prof. Eduardo & Cia, eles são os responsáveis SIM pelos problemas e falhas acontecidas, mas estou me referindo ao fato da mídia ter colocado em horário nobre e bem no programa onde o espaço é o mais caro da televisão brasileira, no caso o programa Fantástico da Rede Globo.
O Blog agradece ao amigo, professor e nadador de águas abertas Marcelo Teixeira pela indicação do vídeo.

          Matéria apresentada no programa Fantástico da Rede Globo.

TODA TORCIDA PARA THIAGO PEREIRA

Vamos enviar fluidos positivos para Thiago Pereira, nosso nadador está em ótima fase e fez o melhor tempo das eliminatórias 1:57:82, nos 200m medley. A final será amanhã, quinta-feira (28). Melhor que ele, só Michael Phelps com os 1:56:88 feitos no Grand Prix de Indianápolis feitos em março. Mas Thiago detêm os outros melhores tempos do mundo em 2011 nesta prova, confira, 1:57:35 do Maria Lenk-Brasil, 1:57:63 de Santa Clara-EUA e agora 1:57:82 da eliminatória de Shanghai-China. DESSA VEZ THIAGO TASCA SUA PRIMEIRA MEDALHA EM MUNDIAS DE PISCINA LONGA (50M).
VAI THIAGO! VAAAAII!!!

Aqui na época em que nadava pelo Minas Tênis Clube

Rei do PAN do Rio em 2007 e também eleito melhor nadador do mundo em 2007 pela Revista Swimming World
Rei da Copa do Mundo de Natação de Piscina Curta da FINA em 2010


terça-feira, 26 de julho de 2011

CIELO SAGRA-SE CAMPEÃO MUNDIAL NOS 50M BORBOLETA

Cielo foi do inferno ao céu em menos de um mês, após ser advertido pelo CAS (Corte Arbitral do Esporte), pelo caso do doping, ele vence os 50m Borboleta com o tempo de 23s10 no mundial de Sahnghai-China, prova inédita para ele em mundiais, já que o mesmo só nada 50 e 100m Livres. O recorde mundial é do espanhol Rafael Munoz Perez que fez 22s43 no dia 05/04/2009 em Malaga, o recorde sul-americano e brasileiro é do brasileiro Nicholas Santos com 22s87 e foi conseguido no dia 09/2009 no município de Palhoça-Santa Catarina.
“Me sinto como se Deus tivesse me abençoado. Essa medalha de ouro é diferente das outras. Esta foi a mais difícil da minha vida”, afirmou Cielo. "Eu não esperava ganhar a medalha de ouro de qualquer forma. É o maior resultado da minha vida", completou.

Abaixo o resultado da prova:
1. Cesar Cielo (BRA) 23s10
2. Matthew Targett (AUS) 23s28
3. Geoff Huegill (AUS) 23s35
4. Frederick Bousquet (FRA) 23s38
5. Florent Manaudou (FRA) 23s49
6. Steffen Deibler (ALE) 23s55
7. Jason Dunford (QUE) 23s60
8. Andrii Govorov (UCR) 23s64

Conversando com Deus, como sempre faz antes de cair na prova

Velocidade de reação+força=Cielo
O choro dessa vez foi de desabafo junto com o de emoção como sempre faz
No pódio recebendo o apoio dos adversários e amigos

CONFIRA TODA A HISTÓRIA

Ana Marcela antes de nadar os 25km do mundial de Shaghai-China: “Vou nadar até meu limite. Seu começar a passar mal eu paro, mas se eu estiver na parte final da prova e estiver na frente, eu vou passar do meu limite”. Falou isto devido a toda celeuma criada pela comunidade internacional e a intenção de cancelar a prova em razão da alta temperatura da água.
CONFIRA A HISTÓRIA COMPLETA CLICANDO NO ENDEREÇO http://www.bestswimming.com.br/shanghai2011/conteudo.php?i=13829

sábado, 23 de julho de 2011

ANA MARCELA NO PÓDIO

FAZENDO HISTÓRIA, PRIMEIRA BRASILEIRA CAMPEÃ MUNDIAL

PRIMEIRA CAMPEÃ MUNDIAL DO BRASIL

ANA MARCELA SAGRA-SE A PRIMEIRA BRASILEIRA A SER CAMPEÃ MUNDIAL NUM MUNDIAL DA FINA, SEJA EM PISCINA OU ÁGUAS ABERTAS.
FEZ HISTÓRIA!!!
PARA NÃO CONFUNDIR VOCÊS, POLIANA OKIMOTO JÁ FOI CAMPEÃ MUNDIAL DA COPA DO MUNDO DE MARATONAS AQUÁTICAS, ONDE SE NADA VÁRIAS ETAPAS AO LONGO DO ANO, MAS NOS MUNDIAIS DE ESPORTES AQUÁTICOS DA FINA NUNCA UMA BRASILEIRA HAVIA SUBIDO NO LUGAR MAIS ALTO DO PÓDIO, SEJA PELA NATAÇÃO OU PELA MARATONA AQUÁTICA.
PARABÉNS ANA MARCELA!!!




Fotos: Associated Press

ANA MARCELA VENCE OS 25KM NO MUNDIAL

ANA MARCELA LOGO APÓS SUA VITÓRIA NOS 25KM
A baiana arretada venceu a prova 25km no Mundial de Shaghai e conquistou o primeiro ouro do Brasil nesse Mundial. A brasileira venceu a prova da maratona aquática de 25 km com 5h29m22, apenas dois segundos a frente da sua maior rival, a alemã Angela Maurer que levou a prata. O bronze sobrou para a italiana Alice Franco. Sem falar que Marcela superou a vencedora da última edição (Roma-2009), a alemã Angela Maurer, que fechou o percurso em 5h29m25.
A medalha de ouro foi uma verdadeira volta por cima da nadadora de apenas 19 anos, uma vez que Ana Marcela havia perdido a vaga para Londres-2012 na prova dos 10 km. No primeiro dia de competições em Xangai, a brasileira terminou em 11º lugar, a apenas uma posição de garantir a participação no Jogos na capital inglesa.
No masculino, o vencedor da prova foi o búlgaro Petar Stoychev, com o tempo de 5h10m39, Allan do Carmo ficou em 16o lugar. O outro brasileiro, Samuel de Bona terminou na 16a colocação. 

Agora é com a turma da piscina, domingo começa as provas da natação. 

MARCELA VIBRA MUITO NO PÓDIO

ANA MARCELA APÓS O PÓDIO

A CAMPEÃ POSA PARA MAIS UMA FOTO
 Nota do Blog: O Blog Oficilal das Águas Abertas parabenliza Ana Marcela pelo feito, não só pela bela vitória nos 25km, mas a garota aí meus amigos, ndou todas as provas individuais do mundial, primeiro foi os 10km, depois os 5km e ontem de madrugada (horário de Brasília) nadou e venceu os 25km. A nossa Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, precisa investir na base, nos futuros representantes das Maratonas Aquáticas do Brasil, tanto no feminino como no masculino, pois passar dois ciclos olímpicos apenas com Allan do Carmo, Poliana Okimoto e Ana Marcela não tem justificativa. Torço para que a CBDA deixe de ser uma agência de viagens, pois fica muitas das vezes apenas fornecendo passagens aos atletas que possuem chances de subir ao pódio nos torneios internacionais, e passe realmente a fazer um trabalho sério e de renovação. Que Deus abra os olhos desses dirigentes.

OBS: Para enviar qualquer comentário nas postagens do blog, por gentileza envie os comentários para o email lclayton72@yahoo.com.br só assim poderei publicá-los, pois clonaram meu email do hotmail, que era por onde eu recebia os comentários para logo em seguida, publicá-los aqui no blog.

Fonte: site da CBDA e UOL 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

EQUIPE BRASILEIRA NOS 5K

Ana Marcela (7º colocada) aquecendo bem concentrada antes da largada dos 5k
Vitor Colonese foi o melhor brasileiro (22º) nos 5k
Nessa noite de quinta-feira, manhã em Xangai, foi realizada a prova dos 5km na maratona aquática, tanto no feminino quanto no masculino, na praia de Jinshang. Se a água e o clima durante a prova dos 10km já foi alta, nos 5km foi pior ainda. A água beirava os 30 graus! Mesmo assim, a brasileira Ana Marcela Cunha, depois de não ter se classificado para os Jogos Olímpicos de Londres nos 10km, foi ” mordida” para os 5km e nadou o tempo todo no pelotão da frente. A britânica Cassandra Patten, bronze na Olímpica de Pequim, desistiu durante a prova pelo forte calor. A outra brasileira, Poliana Okimoto, também sentiu o “caldeirão”, o que prejudicou seu desempenho. Depois de terminar em sexto lugar nos 10km e garantir a vaga olímpica, dessa vez Poli ficou em 11! Já Ana Marcela mostrou que a 11a posição nos 10km foi um acidente e nadou muito bem apesar de terminar em sétimo na prova vencida pela suiça Swann Oberson com 1:00:39 depois de ter chegado em nono nos 10km. A prata ficou com a francesa Aurelie Muller e a medalha de bronze com a norte-americana Grace Twichell.
Assim como aconteceu na prova feminina, no masculino a disputa também foi bem grande, mas depois de ter ficado em segundo nos 10km, o alemão Thomaz Lurz voltou a subir no lugar mais alto do pódio nos 5km com 56m16s e se tornou tetra campeão mundial na prova, já que venceu as últimas quatro edições consecutivas. O grego Spyros Gianiotis, ouro nos 10km, dessa vez não conseguiu segurar o forte ritmo do alemão e conquistou a medalha de prata seguido pelo russo Evgeny Dratsev que ficou com o bronze. Os brasileiros Vitor Colonese e Samuel de Bona terminaram em 22o e 36o respectivamente.
Nesse sábado em Xangai, as 6hr da manhã, Ana Marcela volta para as águas salgadas de Jinshang para nadar, pela primeira vez em sua carreira, a prova dos 25km, assim como Allan do Carmo e Samuel de Bona. Serão quase 6 horas de prova! Meu Deus! Boa sorte Brasil!

Ana Marcela nadou no pilotão da frente a prova inteira
Fonte: Blog Mariana Brochado

quinta-feira, 21 de julho de 2011

CIELO É ADVERTIDO E NADA O MUNDIAL

Cesar Cielo está liberado para disputar o Mundial de Esportes Aquáticos e os Jogos Olímpicos de Londres-2012. A rigorosa CAS (Corte Arbitral do Esporte) acatou nesta quinta-feira a pena mínima determinada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e apenas advertiu o nadador brasileiro flagrado em exame antidoping, negando o pedido(*) feito pela Fina de suspensão por três meses. Após 21 dias de crise e silêncio, o campeão olímpico alcança um desfecho favorável.
(*) A FINA havia recomendado três meses de suspensão para os nadadores e um ano para Waked. Segundo a nota oficial divulgada nesta quinta-feira,  "os atletas explicaram que a furosemida foi originada da contaminação de um complemento alimentar à base de cafeína, que eles utilizam regularmente com prescrição médica", diz no comunicado.
Nesta quinta-feira uma comissão da CAS formada pelo canadense Alan Sullivan, o suíço Olivier Carrard e o norte-americano Jeffrey Benz  decidiu manter apenas as advertências a Cesar Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas Santos, enquanto Vinícius Waked, reincidente, acabou sendo o único sancionado pelo órgão e recebeu a suspensão de um ano das competições.
A corte acelerou o processo a pedido de ambas as partes e encerrou o caso nesta quinta-feira. A decisão é em instância final na esfera esportiva. A única alternativa para barrar a sentença é recorrer ao Tribunal Federal Suíço, que pode apenas anular todo o julgamento ou manter sua validade – que não deve ocorrer.
No dia 1º de julho, os nadadores brasileiros Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinícius Waked receberam apenas uma advertência após terem sido flagrados em exame antidoping com a substância Furosemida, um diurético. A alegação dos nadadores foi a contaminação em laboratório de suplementos de cafeína, justificativa aceita pela CBDA e agora também pela CAS, que negou o pedido da Fina por uma suspensão maior.
Como já havia sido suspenso por doping em fevereiro de 2010, Vinicius Waked acabou não tendo a mesma decisão dos outros nadadores e pela reincidência ficará um ano sem poder competir.
VAMOS EM FRENTE CESÃO!!!
Aqui Cielo, os demais nadadores, seu técnico e seu advogado, o norte-americano Howard Jacobs, especialista em graves casos de doping no esporte, indo encarar a audiência do seu julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS)
Cielo chegando para mais um treino em Shanghai

Fonte: site UOL

Camisinha no Mundial de Shaghai-China


CAMISINHA ENERGÉTICA UTILIZADA PELOS MARATONISTAS AQUÁTICOS NOS 10K



quarta-feira, 20 de julho de 2011

OS HOMENS NÃO SE DERAM BEM NOS 10K

Infelizmente nem Allan do Carmo nem Samuel De Bona se classificaram para as olimpíadas de Londres 2012, na prova disputada hoje no mundial de Shanghai-China.
Samuel chegou em 43o lugar com 2:02:17, sete minutos distante de uma vaga olímpica. Allan ainda ficou mais longe, 11 minutos, 50o lugar com o tempo de 2:05:42:5
A última chance para Londres agora é em Setúbal-Portugal, durante a prova da seletiva olímpica em junho ou julho de 2012.
O BLOG OFICIAL DAS ÁGUIAS ABERTAS E TODA A COMUNIDADE OPEN WATER DO BRASIL ESTARÁ NA TORCIDA NESSA ÚLTIMA CHANCE.
VAMOS EM FRENTE!!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

IMAGENS DE POLIANA EM SHANGAI

Concentração antes da prova
 Em ação
Após a chegada. Feliz com o 6º lugar e a classificação para as olimpíadas de Londres 2012, pois só se classifaram as dez primairas colocadas

POLIANA OKIMOTO FICA EM 6º LUGAR

A brasileira Poliana Okimoto ficou em 6º lugar nos 10km do mundial de Shangai e garante vaga para as Olimpíadas de Londres em 2012, Ana Marcela ficou na 11º colocação e perdeu à vaga, pois só se classifica os dez primeiros, foi por apenas quatro segundos, uma pena realmente...
A britânica Keri Anne Michelle Payne liderou a prova do início ao fim. Ela sempre esteve ameaçada por várias nadadoras mas fez uma prova perfeita e levou o ouro. A prata ficou para a italiana Martina Grimaldi e o bronze para a grega Marianna Lymperta.
PARABÉNS POLIANA OKIMOTO!!!
Confira o resultado na imagem abaixo:
Fonte: Blog do Coach

segunda-feira, 18 de julho de 2011

EQUIPE DE M.A. DO BRASIL

Começa hoje as provas de Maratonmas Aquáticas no mundial de Shangai-China.
O Blog Oficial das Águas Abertas e toda os homens e mulheres aquáticos do Brasil enviam flúidos positivos. Estaremos na torcida!!!
Allan Do Carmo, Ana Marcela Cunha, Victor Colonese, Poliana Okimoto, Samuel Menegon De Bona

domingo, 17 de julho de 2011

COMEÇA O 14º MUNDIAL DE ESPÓRTES AQUÁTICOS

Os 14º Campeonato Mundial da FINA disputado em Shanghai na China começou oficialmente após uma bela cerimônia de abertura, ontem dia 16 de julho, estavam presentes toda a família FINA, o presidente Sr. de IOC. Jacques Rogge e dirigentes chineses, Sr. Yu Zhengsheng, secretária do comitê municipal de Shanghai do partido de Comunista Chinês.
Após o agradecimentos às centenas de atletas participantes, aconteceu o tributo ao elemento comum a todas as modalidades (Natação, Pólo Aquático, Nado Sincronizado, Maratonas Aquáticas e Saltos Ornamentais)da FINA, a água. As espetaculares coreografias retratavam o espírito da água na filosofia chinesa e nos seus valores da harmonia e da pureza. Depois véio o tributo aos heróis, as estrelas da FINA foram chamadas ao estágio alguns atletas representando cada modalidade em disputa. 
Confiram as belas imagens do evento:


 Fonte: site da FINA

sexta-feira, 8 de julho de 2011

SERÁ QUE FOI ERRO HUMANO???

A farmácia Anna Terra virou alvo de investigação da vigilância sanitária de Santa Bárbara D’Oeste. O órgão realizou uma vistoria no estabelecimento responsável pela manipulação da cápsula de cafeína do nadador Cesar Cielo e deve divulgar um parecer inicial até o final desta semana. Um especialista consultado pelo UOL Esporte analisou o caso e praticamente descartou a contaminação pelo ar. Para ele, falta de higienização e falha humana são mais factíveis.


NOTA DO BLO OFICIAL DAS ÁGUAS ABERTAS: Independente do que ocorreu, nós vamos sempre ficar pensando, será que Cielo e os demais nadadores procuraram se dopar ou caíram no doping, pois até certos simples remédios para dor de cabeça e descongestionante nasal apresentam substâncias que estão relacionadas entre as proibidas. O fato é que:
1) Independente do que aconteceu, a imagem de Cielo e dos demais nadadores foram arranhadas;
2) Cielo & Cia estão abalados psicologicamente;  
3) Cielo pode levar uma punição de até 6 meses, isso o deixaria fora do mundial da FINA agora no mês de agosto, os outros nadadores já estão de fora do mundial, pois obtiveram o índice justamente no Troféu Maria Lenk, campeonato onde foi coletado as amostras para o exame anti-doping;
Particularmente aposto na hipótese de que Cielo caiu no doping e não que ele procurou o doping, coisas totalmente diferentes.
FORÇA CIELO!!! 
Cielo em pronunciamento oficial após ser pego no exame anti-doping

segunda-feira, 4 de julho de 2011

VERSÕES PARA O DOPING DE CIELO

A farmácia de manipulação onde Cesar Cielo compra suplementos alimentares negou ter assumido o erro pelo doping do nadador, como publicou o jornal "Folha de São Paulo", mas admitiu a possibildade de ter acontecido contaminação pelo ar. Segundo a a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o estabelecimento de Santa Bárbara D'Oeste - cidade do nadador - enviou um relatório avisando sobre a contaminação por falta de limpeza no balcão onde as cápsulas são produzidas. Cielo e outros três nadadores foram flagrados por uso de furosemida.
- Existe a possibilidade, mas não pode ser confirmada. Até porque pode ter havido uma suspensão de partículas, ou seja, contaminação pelo ar. A farmácia jamais admitiu a culpa. A informação divulgada provavelmente teve orientação da CBDA. Ainda não tivemos tempo de entrar em contato com o Cielo ou com a CBDA para contestar o que foi divulgado. O advogado da farmácia vai fazer isso durante a semana - disse ao GLOBOESPORTE.COM Reginaldo Lante, consultor do ISO 9001 e autorizado para falar em nome da farmácia Anna Terra.
Na sexta-feira, a médica da CBDA, Sandra Soldan, disse que a farmácia explicou o problema: havia furosemida na bancada, e a substância acabou contaminando as cápsulas do suplemento, à base de cafeína. Neste sábado, porém, a CBDA se corrigiu, afirmando que a farmácia "deixou brecha" para contaminação, mas confirmando ter um laudo do Ladetec, laboratório carioca credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), comprovando a contaminação das amostras.

Fonte: site da Globo.com

NOTA DO BLOG OFICIAL DAS ÁGUAS ABERTAS: Se Cielo usou essa substância para melhorar sua performance ou para camuflar o uso de outras substâncias, isso só ele sabe, o que me revolta é saber que um atleta profissional, seja ele campeão olímpico, mundial ou não, ingere esses suplementos alimentares, remédios, cosmésticos etc, sem antes ser analisado pela sua equipe médica e muitas vezes até sem ler a fôrmula química na bula, coisa que já aconteceu com vários outros atletas profissionais. Isso realmente não dá para admitir!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

ENTENDENDO O CASO DO DOPING DE CIELO

A CBDA PUNIU COM UMA ADVERTÊNCIA
O painel, dentro do espírito da legislação da Federação Internacional de Natação – FINA, notadamente na regra DC 10.4, optou por uma advertência aos quatro atletas uma vez que não foi identificada culpa ou negligência por parte dos mesmos no episódio.
De acordo com a regra DC 9 da FINA, os altetas perdem os resultados, prêmios, certificados e medalhas alcançados obtidos no Troféu Maria Lenk de Natação.
A documentação que embasa as decisões descritas acima foi encaminhada à FINA nesta sexta-feira, 1/07."

A FINA SE PRONUNCIARÁ  EM 20 DIAS SOBRE A PUNIÇÃO DA CBDA
A Federação Internacional de Natação (Fina) pode não acatar o parecer enviado pela entidade brasileira e contestar a punição.
A Fina tem até 20 dias para se manifestar sobre o caso. A entidade sediada na Suíça pode tomar dois caminhos. O primeiro é aceitar as explicações dos nadadores e a pena aplicada e arquivar o processo. O segundo é pedir mais detalhes da CBDA e aprofundar a investigação.

SOBRE A SUBSTÂNCIA ENCONTRADA
Uma simples cápsula de cafeína foi a vilã do caso de doping de Cielo. Marcus Bernhoeft, médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, revelou ao UOL Esporte que a defesa do campeão olímpico se baseou na contaminação de cápsulas com a substâncias, feitas em uma farmácia de manipulação. O uso de cafeína é permitido.
"Ele usa esse suplemento, a cafeína. Ela é feita em farmácia de manipulação e de repente pode estar contaminada. A defesa foi baseada em de onde surgiu a furosemida e eles chegaram à conclusão de que foi de uma contaminação na farmácia de manipulação", disse Bernhoeft.
A substância encontrada no exame antidoping de Cesar Cielo é um diurético e não é um estimulante artificial para ganhos esportivos. Considerado proibido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), a furosemida pode esconder substâncias dopantes. Os efeitos do remédio se manifestam rápido no corpo, de uma a três horas.
Vários atletas já foram pegos no antidoping por uso de furosemida. Um dos casos mais emblemáticos foi o da triatleta Mariana Ohata, em 2009. Por ser reincidente, ela pegou seis anos de suspensão.
Na natação, Daynara de Paula foi suspensa por seis meses em 2010. Ela alegou que uma farmácia havia incluído sem autorização a substância proibida na fórmula de seu suplemento. No futebol, Renê, goleiro do Bahia, também testou positivo para furosemida no ano passado.

Fonte: sites do UOL e Yahoo

CIELO E MAIS TRÊS SÃO PEGOS NO ANTIDOPING

Cielo vibrando com seus companheiros a vitória em um revezamento livre no Troféu Maria Lenk

NOTA OFICIAL DO SITE DE CIELO

Quero dar minha posição a respeito de uma notificação de um painel realizado nesta sexta-feira pela CBDA, no Rio de Janeiro, sobre a presença da substância Furosemida, encontrada em alguns atletas da seleção brasileira que disputaram o Troféu Maria Lenk, em maio.
Durante o painel, todos os dados foram levantados e comprovada a presença da substância por meio de contaminação cruzada durante a manipulação de um suplemento (excepcionalmente, isso pode ocorrer, mesmo que observadas normas e protocolos de manipulação sob orientação da Vigilância Sanitária).
Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema. Pela segurança que tenho na utilização desse suplemento, creio que este resultado tenha sido um fato isolado. Por causa dessa mesma confiança, outros atletas também fizeram uso do suplemento.
Fato que nos ensina muito.
Durante toda a minha carreira, sempre tive o maior cuidado com todo tipo de medicamento ingerido. Me considero um atleta exemplar neste aspecto. Nunca utilizei nenhum recurso ergogênico ilícito que pudesse favorecer a minha performance.
Acredito que todo mérito de um atleta seja resultado de muito treino, dedicação e seriedade. Tenho a convicção de que todos os resultados que conquistei na minha carreira sigam esses pilares.
Faço controles constantemente - este ano, já fui testado cinco vezes. Fiz, inclusive, teste de sangue na França, durante o Aberto de Paris. Passo por controles periódicos e sou um dos atletas que integram o programa de rastreamento da Fina, o que significa que preciso sempre informar a entidade cada vez que me desloco. Posso ser testado a qualquer momento, em qualquer lugar. São as regras do jogo e eu sempre soube disso.
No dia 26 de abril, quatro dias antes de começar o Troféu Maria Lenk, recebi uma carta da Usada, órgão oficial antidoping dos Estados Unidos, me parabenizando pelos resultados dos testes antidoping realizados em Michigan, durante o Grand Prix.
Em nenhum momento fui imprudente ou negligente ou usei de imperícia. Não uso nenhum tipo de medicamento ou suplemento sem me certificar da segurança de sua utilização. Em qualquer lugar do mundo em que esteja, consulto sempre meu médico e meu pai, que é médico, sobre os componentes de todo medicamento ou suplemento antes de ingeri-los. Sou extremamente cuidadoso com isso e tenho a consciência tranquila de que não fiz nada para melhorar artificialmente meu desempenho.
Pelo respeito, pela confiança depositada em mim e consideração que tenho pelos brasileiros e a comunidade da natação e do esporte, estou esclarecendo a situação.
Cesar Cielo